Laboratório Cedic Cedilab ganha Centro de Diagnóstico em Genômica em São Paulo

857748

Laboratório reforça atuação em Medicina de Precisão com a inauguração de parque tecnológico pioneiro em genética e genômica 

A Dasa apresenta seu Centro de Diagnóstico em Genômicamaior parque tecnológico especializado em sequenciamento genético da América Latina, que processará os exames genéticos e genômicos do Laboratório Cedic Cedilab. O Centro é formado pelo GeneOne, laboratório de genômica que integra a Dasa, e traz à disposição de Cuiabá o que há de mais avançado em Medicina Personalizada em áreas como Oncogenética, Cardiogenética, Doenças Raras, Neurogenética, Reprodução Humana, entre outras.No total, foram investidos R$ 60 milhões.

 

Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa, explica o foco da companhia para a criação do Centro. “Em 2003, a conclusão do sequenciamento do DNA humano marcou a evolução da saúde. Isso possibilitou individualizar cuidados por meio da medicina de precisão. O Centro de Diagnóstico em Genômica da Dasa reforça nossa atuação em medicina personalizada, com testes genômicos e exames genéticos preditivos”, reforça.

 

Formado por equipe multidisciplinar, com 34 profissionais mestres e doutores que têm parcerias com instituições de ensino e produção de estudos de ciência básica, clínica e translacional, como biólogos especialistas em genética molecular, bioinformatas, patologistas e geneticistas, o Centro de Diagnóstico em Genômica oferece o maior corpo clínico em genética do Brasil.  Ao todo, serão analisados cerca de 3 mil exames, das mais de 700 unidades de laboratórios Dasa espalhadas pelo Brasil.Em Cuiabá – MT tem o comando da competente médica dra. Natasha Slhessarenko

 

O Centro traz um conceito inovador – opeer learning (aprendizagem entre pares). Todos os laudos processados serão vistos por, pelo menos, dois profissionais (peer review) e os casos mais complexos serão discutidos pelo grupo de especialistas em genética. Outro diferencial é a estrutura inovadora e integrada, que permite que a área técnica seja vista pelos visitantes.

 

Para o diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, esta integração permite que os resultados da rotina diagnóstica e as validações de novas metodologias sejam otimizados. “A Dasa criou um núcleo de discussão e aprendizagem, em tempo real, que conta inclusive com médicos e parceiros internacionais. Isso possibilita a criação de um banco de dados de genética e garante mais precisão ao diagnóstico”, afirma.

 

Campana afirma que o local também será espaço de estudos. “Intensificaremos encontros científicos sobre genética e atenderemos os pacientes que desejarem ter mais informações sobre genômica. Hoje, com o empoderamento do paciente, essa disponibilidade é fundamental”, aponta.

 

Associado ao novo espaço, a Dasa mantémparcerias com empresas internacionais que são referência na área para transferência de tecnologia, como Natera (Reprodução Humana), Health in Code (Cardiogenética), Quest Diagnostics (Neurogenética), Sophia Genetics (Doenças Raras e Oncogenética), Strand e Myriad (Oncogenética).

 

Exames

O Centro de Diagnóstico em Genômica tem capacidade para realizar exames de alta complexidade como sequenciamento de nova geração (NGS), análise cromossômica por microarray (SNP-array) e outras metodologias complementares, como MLPA, Sequenciamento Sanger, PCR digital e PCR em tempo real.

 

Os processos embrionários, como a fertilização in vitro (FIV), estão mais frequentes no país. Segundo o IBGE, o grupo de mães que tem entre 30 e 39 anos passou de 22,5% em 2005 para 30,8% em 2015. Dados da Anvisa apontam que mulheres acima de 35 anos são as que mais recorrem ao método FIV e têm os exames genéticos de Reprodução Humana como grandes aliados, já que a partir de 30 anos, a fertilidade feminina inicia a redução de produção de óvulos e aumenta o risco de problemas durante a gestação e de o bebê apresentar falhas genéticas. Por isso, o Centro de Diagnóstico em Genômica oferece os mais modernos exames com esta finalidade, como o NIPT, teste pré-natal não invasivo para identificar síndromes, como Down).

 

Outro exame com foco em Reprodução Humana é a Triagem Genética Pré-Implantação, PGD e PGS, que amplia as chances de a FIV ser bem-sucedida. O processo analisa o material genético do embrião antes da implantação no útero, permitindo detectar possíveis comorbidades e, assim, implantar apenas embriões saudáveis, sem riscos genéticos hereditários.

 

“Concentramos a tecnologia utilizada para análise das amostras em São Paulo e enviamos a nossa equipe para um treinamento com os maiores especialistas em medicina fetal do mundo, em São Francisco, na Califórnia. Com isso, garantimos autonomia para processar exames de Reprodução Humana aqui, com o nosso corpo clínico”, destaca Campana.

 

Os exames de medicina genética e genômica da Dasa são oferecidos pela GeneOne, que integra a Dasa, nos mais de 40 laboratórios que compõem a rede diagnóstica em todo o País, em 11 Estados e no DF. Os testes também estão disponíveis emwww.geneone.store

 

Sobre o Cedic Cedilab

O Laboratório Cedic Cedilab – que integra a Dasa, é referência em Mato Grosso na realização de exames de análises clínicas, diagnóstico por imagem, patologia clínica e medicina genética – por meio da GeneOne, laboratório de genômica da Dasa. O centro diagnóstico nasceu da junção da Cedic Medicina Diagnóstica, fundada em 1995, com o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000. São mais de 3 mil tipos de exames oferecidos, em seis unidades de atendimento, em Cuiabá e Várzea Grande. O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui corpo clínico renomado para proporcionar atendimento de qualidade. E, para garantir acesso à saúde de qualidade, o Cedic Cedilab atende ampla rede de convênios, além de oferecer tabela popular para pessoal que não têm plano de saúde e condições facilitadas de pagamento. 

Mais informações no sitewww.cediccedilab.com.br.

Outras informações:

bowler

Gabriela Vogado – [email protected] – (61) 98112-4276

Juliana Annunciato – [email protected] – (11) 99350-1415

www.bowler.com.br

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br