A Artefacto Mato Grosso recebeu, em Cuiabá, a antenada Lucila Zahran Turqueto, filha do querido casal Caio e Márcia Zahran Turqueto, que tem muitos amigos na terrinha, neta da Lucila e do saudoso Euzer Zarhan leia -se Rede Mato-Grossense de Comunicação. A Lucila é a criadora da Casa de Valentina, famosa em São Paulo, uma das principais plataformas brasileiras voltadas à arquitetura, à decoração e ao design. Em um encontro exclusivo, que reuniu cerca de 50 arquitetos e designers de interiores, Lucila apresentou a nova linha Artefacto Brasil, iniciativa que destaca a força e a diversidade do design autoral produzido no país.
Com uma trajetória consolidada na comunicação e na difusão de conteúdos relacionados ao universo da arquitetura e do design, Lucila esteve na capital mato-grossense especialmente para compartilhar com os profissionais locais o conceito, as inspirações e os diferenciais da nova coleção. A proposta reúne peças assinadas por designers brasileiros e evidencia diferentes interpretações sobre a cultura, a arte e a estética nacional.
A Artefacto Brasil surge com o propósito de ampliar o protagonismo do design brasileiro no segmento de mobiliário de alto padrão. A linha explora múltiplas linguagens criativas e reúne referências que passam pela natureza, pelo artesanato, pela arquitetura contemporânea e pelas manifestações artísticas presentes em diferentes regiões do país.
Entre os profissionais que integram a iniciativa estão Sérgio Matos, Ronald Sasson, Bruno Carvalho, Roberto Cimino e Nelson Amorim. Cada designer contribui com uma visão própria e traduz, em suas criações, aspectos diversos da identidade brasileira — seja por meio dos materiais, das formas, das texturas ou das referências culturais.
O resultado é uma coleção que combina sofisticação, funcionalidade e originalidade, sem abrir mão das raízes nacionais. As peças foram concebidas para dialogar com projetos contemporâneos e, ao mesmo tempo, carregar a expressividade e a singularidade do trabalho autoral brasileiro.
Mais do que apresentar uma nova linha de produtos, a Artefacto Brasil representa um movimento de valorização da produção nacional. A iniciativa reforça a ideia de que o mobiliário pode ultrapassar sua função prática e assumir um papel de destaque na composição dos ambientes, como elemento de arte, memória e identidade.
Para Fernando Perez, à frente da Artefacto Mato Grosso, receber Lucila Zahran Turqueto e promover o lançamento junto aos profissionais do estado reafirma o compromisso da marca em aproximar o mercado mato-grossense das principais tendências e novidades do design brasileiro.
O encontro também proporcionou aos convidados uma experiência de troca e inspiração, permitindo conhecer mais profundamente o conceito da coleção e as histórias por trás das criações. A apresentação destacou a importância de reconhecer e promover os talentos nacionais, aproximando designers, especificadores e apreciadores do mobiliário de alto padrão.
Com a Artefacto Brasil, a marca reafirma seu olhar para a produção autoral e para a riqueza cultural do país. A nova linha transforma cada peça em uma manifestação da criatividade brasileira, mostrando que elegância, inovação e identidade cultural podem ocupar o mesmo espaço.



