16 de setembro de 2025 1:57 pm

Com 27 pontos críticos, obras viárias agravam caos no trânsito de Cuiabá

Cuiabá enfrenta um verdadeiro colapso na mobilidade urbana com 27 pontos críticos no trânsito e duas grandes obras em andamento, o BRT e o Complexo Viário do Leblon, que têm previsão de conclusão apenas em dezembro de 2026. A estimativa é da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), apresentada durante audiência pública realizada pelo Ministério Público do Estado.

Especialistas e autoridades ouvidos durante o encontro alertaram para a urgência de medidas mitigadoras, como o escalonamento de horários de trabalho e a ampla divulgação dos cronogramas das obras. “A população enfrenta desafios diários devido à falta de previsibilidade e de alternativas”, afirmou o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, que também cobrou planejamento emergencial e melhor fiscalização de veículos pesados.

A avenida Miguel Sutil é uma das mais afetadas. A Sinfra detalhou que o alargamento da via ao lado da trincheira deve ser finalizado ainda neste mês, enquanto outros trechos, como a passagem inferior próxima ao McDonald’s e acessos ao CPA, devem ser entregues entre outubro e fevereiro de 2026. A entrega completa da trincheira está prevista para abril de 2026.

Já as obras do BRT seguem até dezembro de 2026, com a expectativa de que o trecho da Prainha esteja pronto em janeiro. A partir de 2026 os trabalhos devem avançar para a região do Coxipó. Apesar da importância das intervenções, participantes da audiência alertaram que sem planejamento urbano eficaz, o “progresso” pode custar caro à qualidade de vida dos cidadãos.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários