Terça-Feira, 27 de Outubro de 2020

Prefeito discute reestruturação da atenção básica com equipe técnica da Secretaria de Saúde

Emanuel Pinheiro já marcou nova reunião para apresentação dos projetos de melhorias da rede

Com a abertura por etapas do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o prefeito Emanuel Pinheiro tem intensificado as ações para a reestruturação da atenção básica, cujo objetivo é resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelo atendimento nas emergências dos hospitais.

As unidades da Atenção Básica são compostas por equipes multiprofissionais, formadas por agentes comunitários de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico de família e comunidade, cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal.

Nesta semana, Pinheiro esteve reunido com o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, os secretários adjuntos, Luiz Gustavo Raboni e João Henrique Paiva, a diretora da Atenção Básica, Miriam Naschenveng, o diretor de Obras da SMS, Wellington Simões, o diretor Administrativo Financeiro da SMS, Oséas Machado, bem como profissionais técnicos da Atenção Básica para discutir os caminhos a serem seguidos a partir de agora.

Durante a reunião, o prefeito ouviu os técnicos da Estratégia de saúde da Família, da Saúde Bucal e da parte de obras para saber do panorama das unidades de Atenção Básica do município. Também ouviu as propostas de melhorias e de inovações que os técnicos levaram para a reunião. No próximo encontro, os profissionais vão fazer apresentações dos projetos sugeridos para serem realizados até o fim da gestão.

A atenção básica atende 100% da população cuiabana e quanto mais investimentos realizados, eleva a promoção à saúde, e consequentemente, diminui o número de pessoas que precisam de atendimentos na atenção secundária e terciária. “Esse é o nosso objetivo. Vamos cuidar 100% da saúde preventiva da população cuiabana, investindo na reestruturação completa e na humanização da Atenção Básica. Criando este novo formato de humanização da saúde pública, com prioridade na rede primária, vamos reestruturar a secundária, dando um novo formato para as UPAs e Policlínicas, enquanto gradativamente, estamos implantando o novo modelo da terciária com o atendimento em rede do HMC e São Benedito”, explicou o prefeito.  

Pinheiro lembrou do compromisso firmado com a população, que é de até o fim da sua gestão, entregar uma nova estrutura na saúde pública de Cuiabá.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

admin

admin

Comentários

Feito por
⚙️