Quarta-Feira, 21 de Outubro de 2020

Crianças em fase de alfabetização se mobilizam pelo Pantanal no Colégio Salesiano Santo Antônio

WhatsApp Image 2020-10-02 at 09.25.59

Há 20 anos o Colégio Salesiano Santo Antônio (CSSA) pratica na Educação Infantil a alfabetização dos alunos através do Projeto Pantanal, que desperta a curiosidade, o interesse, a sensibilidade de conservação do meio ambiente e o respeito aos animais.

A visita ao Pantanal é o fechamento de um ano do projeto pedagógico aplicado através do livro Conhecendo a Fauna do Pantanal de A a Z, de autoria das professoras Iraci Conceição Romagnolli Dias e Teresinha Helena da Silva Ferreira, que enriquece o ensino-aprendizagem.

Sensibilizados pelas recentes queimadas que atingem a região, o Colégio Salesiano Santo Antônio criou o “Projeto Salve o Pantanal”, com o propósito de conscientizar todos os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da sobrevivência e preservação dos animais silvestres para o meio ambiente, assim como o Homem Pantaneiro, que possui seu papel importante na conservação desse bioma.

Idealizado pelas professoras Anny Cristian Ribeiro e Camila Barbosa de Figueiredo, o Projeto Salve o Pantanal visa despertar a necessidade de uma mobilização imediata na arrecadação de alimentos, água e mantimentos necessários para sobrevivência dos animais e da comunidade pantaneira.

“O intuito desse projeto é mobilizar, além da comunidade escolar, toda a população de que devemos agir de forma rápida e eficiente no combate a destruição causada pelo fogo. Estivemos in loco no Pantanal e vimos de perto o sofrimento dos animais dos homens pantaneiros. Eles pedem socorro”, afirmou a professora Anny.

Com a pandemia do novo coronavírus e as constantes queimadas, a visita ao Pantanal feita pelos alunos não será possível neste ano, o que levou o Colégio a se reinventar. Uma Aula de Campo on-line foi realizada com apresentações da grave realidade hoje sofrida na vegetação pantaneira em contrapartida com as imagens registradas de visitas passadas, fazendo um comparativo do antes e depois.

“Infelizmente essas queimadas foram causadas pela ação humana. Quantas espécies podem ter morrido? Não são só os humanos que sentem dor e medo, os animais estão apavorados e lutando para sobreviver. Precisamos agir rápido, eles estão tendo dificuldades em encontrar água e alimento. Qualquer doação será bem-vinda, vamos juntos abraçar esse projeto e poder ter esperança de um renascer no Pantanal ‘, disse a professora Camila.

Além de toda comunidade escolar, qualquer pessoa pode fazer as doações.  Nos dias 13, 14 e 16 de outubro, o Colégio Salesiano Santo Antônio vai estar recebendo as doações dos alimentos, remédios e água em caminhão -pipa. Os interessados em ajudar podem pegar a lista das doações necessárias no Colégio. A entrega dos arrecadados será feita no dia 17 de outubro no Pantanal.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

roseli

roseli

Comentários

Feito por
⚙️