Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021

Junho Violeta: Assistência Social realiza capacitação voltada para garantia dos direitos da pessoa idosa

Dia do idosos

Teve início  ontem segunda-feira (14) processo da capacitação da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência para fortalecimento dos direitos da pessoa idosa. A ação faz parte do calendário alusivo ao dia 15 de junho, hoje quando se celebra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O mês de junho é dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa e tem o objetivo de abordar medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos.

 

A formação tem como público alvo os profissionais que atuam da rede do Sistema Único de Assistência Social- SUAS e profissionais e dos serviços socioassistenciais. As atividades seguem até a próxima quarta-feira (16), sempre no período matutino, de forma remota pela plataforma Google Meet.

Entre os  temas abordados estão: o papel do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa- Transporte: Parada Legal, Saúde, Educação, Assistência Social- Benefício de Prestação Continuada- BPC, Inserção nos Serviços Socioassistenciais e IPTU- Isenção de pagamento; Articulação em Rede- Violação de Direito da Pessoa Idosa- Criação da Delegacia (Processo Histórico), principais atendimentos e o Papel da Promotoria na garantia do direito da pessoa idosa.

 

“Além de chamar atenção da população sobre esse importante tema que dever ser amplamente discutido e divulgado, atuamos no embasamento dos profissionais para o atendimento.  Um profissional qualificado e com amplo conhecimento do assunto poderá atuar com maior eficácia”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

 

“Visando manter a rede articulada e integrada a Secretaria Municipal de Assistência Social em conjunto ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa, hoje, objetiva mobilizar e sensibilizar a rede no intuito de promover e assegurar a participação da pessoa idosa na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhe o direito à vida”, acrescentou a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.

 

As ações relacionadas a garantia dos direitos da pessoa idosa em Cuiabá serão realizadas durante todo o mês de junho. O mês de junho ganhou a cor violeta para destacar a conscientização e o combate à violência contra os idosos, sendo instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU.

 

“Neste atual momento que a sociedade vivencia a maior crise sanitária, os números de violência doméstica cresceram mundialmente, e esse fato se tornou um desafio muito grande para gestores e operadores do sistema de garantia de direitos qual atuam visando assegurar os cuidados voltados a pessoa idosa”, complementou a coordenadora Técnica de Gestão da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Patrícia Aparecida de Arruda Cavalcante.

“Dentre as metas propostas pelo prefeito Emanuel Pinheiro está a promoção do suporte necessário aos idosos assistidos pelo município. Faz-se oportuno ressaltar que a Prefeitura conta com três unidades dos Centros de Convivência para Idosos- CCI’s, onde são ofertados serviços voltados para esse público. A gestão Emanuel Pinheiro tem uma atenção especial com os nossos idosos. Cabe então, a nós, trabalharmos para oferecer todo atendimento com excelência”, completou Ferreira.

 

Unidades- O município de Cuiabá conta com três unidades voltadas ao atendimento da pessoa idosa. Nos Centros de Convivência dos Idosos- CCI’s Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aide Pereira os idosos contam com vasta programação que garantem melhor qualidade vida. Além também, de ser o ponto de referência para auxilio em relação aos benefícios garantidos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Com muito ❤ por go7.site