11 de julho de 2025 10:07 am

Sob liderança feminina, cooperativa é case de sucesso no cenário nacional

O Sicoob Central MT/MS experimenta um momento histórico desde a criação, há 25 anos, junto com o sucesso da cooperativa está o destaque para a economista Aifa Naomi Uehara de Paula, que vem sendo referência no país como exemplo da força feminina dentro do cooperativismo financeiro. Ela é a única mulher no comando de uma central do sistema – que hoje somam 16 -, englobando os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com previsão de chega a Rondônia no mês de abril.

Aifa comemora o crescimento de cerca de 300% em três anos, alcançando R$ 1 bilhão em ativos e ainda a chegada, recentemente, à marca dos 50 mil associados. O Sicoob Central MT/MS foi um dos que mais cresceu em estrutura, com a inauguração de novas agências, além de buscar a ampliação de sua área de atuação, com plano de filiação da cooperativa rondoniense Sicoob Fronteiras.  

A marca é importante porque os ativos são recursos que a cooperativa administra, o dinheiro em conta, empréstimos concedidos e demais movimentações. “A conquista retrata um desenvolvimento consistente, sólido, sustentável, além de representar um impacto direto na oferta de produtos, serviços e crédito. O aumento de ativos reflete uma maior confiança do associado na instituição financeira”, analisa Aifa Naomi.

Sob seu comando, a instituição experimentou nos últimos anos um crescimento histórico, o que lhe garantiu status de case de sucesso em âmbito nacional. A instituição conquistou tais avanços em pleno cenário de crise econômica, virando exemplo hoje “exportado” para outras integrantes do sistema. Única mulher presidente de uma central do Sicoob, a executiva orgulha-se de ter participado ativamente dessa transformação.

“Esses resultados refletem um trabalho de anos, com a modernização e profissionalização de processos, ações concretas de expansão e investimento na estruturação tanto da Central como das cooperativas e suas agências”, ressalta. Forma-se, assim, um círculo virtuoso, define. O maior volume de movimentação aumenta a participação das cooperativas na economia dos dois estados e permite que ganhem fôlego para investir ainda mais em crescimento.

Em 2018, foram inauguradas várias agências novas, além da reestruturação ou ampliação das outras já existentes. “Assim podemos atender melhor o associado e fazer frente ao movimento de adesão que vem se intensificando nos últimos anos”, frisa. Somente no ano de 2018, a Central MT/MS contou com um aumento de 30% no volume de cooperados. Em um ano, portanto, cresceu praticamente o equivalente a um terço do que se verificava no período anterior.

Aifa retoma o assunto ativos para ressaltar que no ano passado, mesmo diante de um quadro econômico desfavorável, a Central experimentou um aumento de 57% em relação ao exercício anterior. Já o patrimônio líquido teve um incremento de 28%, com 22% a mais de sobras à disposição dos associados.

“Isso foi possível porque mais pessoas estão acreditando e fazendo suas movimentações com o Sicoob. Esse crescimento nos ativos aumenta a nossa participação no mercado enquanto sistema cooperativo frente às instituições bancárias. As pessoas que movimentavam apenas com um banco começam a fazer seus negócios com a cooperativa e isso é importante para consolidar a posição do cooperativismo nos estados em que atuamos”, reforça.

Empoderamento feminino

Aifa Naomi contabiliza mais de 20 anos de atuação no cooperativismo financeiro de Mato Grosso, sendo sócia fundadora e diretora do Sicoob União MT/MS. Foi funcionária do Poder Judiciário de Mato Grosso por 30 anos sempre atuando na área financeira e de planejamento. Economista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), é pós-graduada em Gestão de Cooperativas e possui MBA em Administração Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de certificada pelo Programa de Educação Executiva da Fundação Dom Cabral

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Suporte

Suporte

Comentários