Siminina Digital forma mais 29 meninas com noções de informática e Lógica de Programação

884204

A atividade é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade de Cuiabá (Unic-Barão) e a empresa Happy Code

 

A primeira-dama Márcia Pinheiro entregou para três turmas do programa Siminina, na última terça-feira (19), o certificado de conclusão do projeto Siminina Digital, realizado em parceria com a Universidade de Cuiabá (Unic)- campus Barão. São mais 29 meninas capacitadas com noções de informática básica e intermediária.

 

A edição de 2019 ainda conta com uma novidade que são as aulas de Lógica de Programação, oferecidas pela empresa do ramo Happy Code. Segundo o proprietário, Anderson Caparróz, a intenção das aulas é o desenvolvimento do raciocínio lógicos das meninas, após a informática básica.

 

“O propósito da Happy Code é, ao ensinar as meninas a programar, apresentar para elas um universo onde possam protagonizar na tecnologia e não ser somente usuário. É desenvolver o raciocínio lógico para criar soluções que podem transformar o mundo”, explicou.

 

O Siminina Digital foi criado em 2018, quando a primeira-dama Márcia Pinheiro passou a receber cartas escritas pelas meninas que passariam a completar 14 anos e, consequentemente, deixar o programa em decorrência da faixa etária de atendimento (7 aos 14 ano).

 

“Eu recebi essas cartas e me sensibilizou o que estava escrito na maioria delas. As meninas não queriam deixar o programa e pediam para ficar porque adoram estar no programa. Foi então que pensamos em algo para estender a faixa etária de forma que contribuíssem para elas pouco mais a frente quando fossem brigar por alguma vaga no mercado de trabalho”, revelou.

 

A parceria com a Unic é dirigida pelo coordenador do curso de Engenharia da Computação, Marcos Senna, o qual intermedeia as aulas por meio dos alunos em graduação que passam se tornarem instrutores.

 

“Eu fiz uma promessa à primeira-dama que meus alunos não iriam apenas qualificar as simininas. Capacitar qualquer lugar capacita, então a nossa ideia e nosso propósito é deixá-las diferenciadas. Quando eles saem das casas deles para se deslocarem até o Siminina, deixam de fazer outras coisas como estudar, trabalhar e outras situação para ceder o tempo para as meninas e isso é uma satisfação enorme”, elencou.

 

A atual administração da Prefeitura de Cuiabá, sob o olhar da primeira-dama Márcia Pinheiro, tem empregado uma nova roupagem ao Siminina, existente há mais de 20 anos, com o maior conjunto de ações de sua história.

 

O programa deixar de ser apenas uma local recreativo para os pais deixarem as filhas durante a jornada do dia a dia e passa a ser um centro multidisciplinar de aprendizagem com aulas de ballet, dança regional, judô, fanfarra, plantio de hortifrúti, inglês, alfabetização e muitos outros.  

 
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br