Sesc Pantanal realiza pré-lançamento do Pantanal Cozinha Brasil que começou ontem

Pré-lançamento Pantanal Cozinha Brasil no Hotel Sesc Porto Cercado Foto Sesc Pantanal (2)

A programação do Pantanal Cozinha Brasil, maior evento de gastronomia do Centro-Oeste, começou ontem e segue até domingo (3/10), com oficinas práticas, menu degustação em restaurantes, promoções e degustações especiais no Shopping Estação Cuiabá, além da transmissão ao vivo de oficinas de culinária. O pré-lançamento do evento foi realizado no Hotel Sesc Porto Cercado, unidade do Polo Socioambiental, em Poconé (Pantanal mato-grossense), com menu regional, que incluiu o ingrediente escolhido para esta edição: o cumbaru.

Responsável pela realização do evento, o professor e empresário João Carlos Caldeira explica sobre a escolha do tema neste ano. “A comida está no mundo inteiro e todo o mundo está entrelaçado pela comida, independente da idade e cultura. Com o tema ‘Comida conectando pessoas’, a ideia é destacar o alimento e escolhemos o cumbaru como ingrediente do ano. Sempre temos esse cuidado de eleger um ingrediente regional para valorizar o que temos aqui”.

A superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, destaca a importância do evento para a valorização da gastronomia local. “É uma alegria para nós dar início a este evento no Pantanal, pois a gastronomia faz parte da cultura pantaneira. As pessoas que estão aqui, e são daqui, produzem seu alimento. O principal motivo de o Sesc estar no Pantanal é o cuidar da natureza, e isso envolve as pessoas, a cultura. Isso não é dissociado. Tudo está conectado e o alimento faz parte deste elo”, ressalta.

Preparados pelo chefe do Sesc Pantanal, Bruno Kimura, responsável pelo Restaurante Cambará no Hotel Sesc Porto Cercado, os pratos tinham sabor e frescor. “Utilizamos ingredientes regionais, como o peixe, e frescos vindos da nossa horta orgânica para o menu especial de lançamento. Ingrediente do ano, a castanha de cumbaru foi servida em pasta, na entrada, e como farofa na sobremesa”, disse.

 

Cumbaru 

Ingrediente escolhido como protagonista dos pratos neste ano, o baru ou cumbaru, é nativo do Cerrado brasileiro. O fruto é protegido por uma dura casca e, no interior, encontra-se uma amêndoa de sabor parecido com o do amendoim, de alto valor nutricional. A Cooperativa Brilho da Selva, formada por 23 mulheres extrativistas que vivem na Comunidade Bandeira, em Poconé, é uma das raras produtoras de cumbaru na região do Pantanal.

Representante do grupo, Marlene de Almeida trabalha há 20 anos com a castanha e conta como o consumo do fruto mudou ao longo dos anos. “Nossa comunidade é tradicional e, antigamente, falavam que cumbaru dava ferida, que não era para comer. Hoje sabemos que não é assim, e o melhor, ainda é uma fonte de renda, o que é difícil para as mulheres no meio rural”, explica sobre as poucas opções de trabalho.

 

Homenagem ao Choppão 

Localizado no centro de Cuiabá, o Choppão é um dos mais tradicionais restaurantes da capital. Há 47 anos no mercado, o estabelecimento é um ícone e faz parte da vida dos cuiabanos. Por esse legado, Fernando Quaresma, um dos proprietários, é a personalidade homenageada nesta edição do evento.

“Para mim é uma honra ser homenageado pelo Pantanal Cozinha Brasil. Quem me trouxe aqui, além dos 40 anos da minha vida na gastronomia, foi o restaurante Choppão, que tem uma identidade forte com Cuiabá e Mato Grosso, tanto pela relação com a comunidade, como no cardápio e na culinária. Também temos identificação com o trabalho que o Pantanal Cozinha Brasil e o Sesc Pantanal fazem: conectando pessoas, por meio da comida. Se não tivemos um caminho juntos, ele foi paralelo, para um mesmo objetivo”.

Programação 

Entre os convidados nacionais do evento estão o chef Alberto Landgraf, do restaurante Oteque (2 estrelas Michelin e 12º melhor da América Latina) e João Diamante que realiza trabalho social na comunidade Andaraí. No dia 1º de outubro, Bruno Kimura ministrará a oficina “Cozinha de natureza: comida viva e preparações vegetais”, a partir das 14h30 no Univag. As inscrições estão abertas ao público (disponível no link abaixo).

Parte das atrações do evento é gratuita, como algumas degustações e aulas show no Cozinha Dos Fundos, Mr. Cheney e Empório Santo Queijo, todos no Shopping Estação Cuiabá. A programação completa está disponível no site www.pantanalcozinhabrasil.com.br/programacao.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br