Sesc Pantanal inaugura restaurante Buritizal nesta quarta e estimula turismo na região de Rosário Oeste e Nobres

Restaurante complementa atrações de aventura oferecidas no parque e pretende atrair visitantes de todo o estado

 

O Sesc Pantanal inaugura nesta quarta-feira (03/04) o Restaurante Buritizal do Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste (145 km de Cuiabá), com um cardápio que valoriza a gastronomia regional e fomenta a economia local, a partir da compra de alimentos de pequenos produtores e da agricultura familiar. Além do restaurante, o parque oferece ainda atrações de ecoturismo, contemplação da natureza, atividades de aventura e tem como principal ponto turístico a cachoeira Serra Azul.

 

Situado em um cenário paradisíaco, o restaurante, que funciona de terça a domingo, das 11h30 às 15h, fica às margens de um lago, rodeado pela paisagem que originou seu nome: as árvores Buritis, um tipo de palmeira do cerrado. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, o diretor-geral do Departamento Nacional do Sesc, Carlos Artexes, além de vereadores da região, deputados e senadores, participam da inauguração.

 

De acordo com a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano, a inauguração do restaurante a instituição pretende atrair visitantes de todo o estado e estimular o turismo na região. “Assim, após a flutuação na cachoeira, tirolesa, arvorismo e cicloturismo, os turistas podem almoçar no restaurante e contemplar a vegetação do cerrado e os animais que vivem ali, como jacarés e aves de diversas espécies, entre elas a arara Canindé. É uma experiência única em Mato Grosso”, declara.

 

Adquirido pelo Departamento Nacional do Sesc em 2011, o Parque Sesc Serra Azul, que funciona das 9h às 17h, fica no município de Rosário Oeste, entre a Serra Azul e a margem esquerda do rio Cuiabazinho. Com cinco mil hectares, a área reúne a transição única no estado dos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

 

A localização, explica a superintendente, é estratégica, pois está próxima da nascente do Rio Cuiabá – que passa em frente ao Hotel Sesc Porto Cercado e margeia a Reserva Particular do Patrimônio Nacional (RPPN), em Poconé. “Assim, a atuação na região colabora, ainda, com a conservação de uma das cabeceiras do Rio Cuiabá e, consequentemente, com o futuro do Pantanal”, completa.

 

A entrada para o restaurante pode ser adquirida no próprio parque ou também por meio das agências locais, que oferecem pacotes que incluem as atividades (flutuação, tirolesa, arvorismo e cicloturismo) e o almoço.

 

O Parque

 

A cachoeira da Serra Azul é um dos principais atrativos da região, conhecida como Circuito das Águas, que engloba os municípios de Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Nortelândia, Nova Brasilândia e São José do Rio Claro. No ano de 2018, o Parque recebeu 17.559 turistas, que realizaram 27.321 atividades.

 

Para contemplar a cachoeira com queda de 50 metros, rodeada de paredões de arenito, que formam o lago cristalino, é preciso superar os 470 degraus, parte deles numa subida íngreme. Após a flutuação, a descida fica fácil pela tirolesa de 700 metros, em meio a mata, que chega a 60 km/h. Perto do local da descida, a estrutura do arvorismo, com rede de trilhas e obstáculos suspensos, exige força e calma para concluir o percurso, sempre acompanhado de guias. A trilha cicloturismo permite que o visitante explore o parque ainda mais de perto.

 

O Sesc Pantanal

 

O Sesc Pantanal, polo socioambiental do Sesc, atua há 22 anos no Pantanal mato-grossense e na região de Nobres/Rosário Oeste, promovendo a educação, a conservação da natureza, a pesquisa científica e o ecoturismo, por meio de cinco unidades: Hotel Sesc Porto Cercado, Sesc Poconé, Parque Baía das Pedras, Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal e Parque Sesc Serra Azul.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br