SÃO GONÇALO BEIRA RIO – Abertura da exposição de artesanato em cerâmica

exposição

Abertura da exposição de artesanato em cerâmica  ‘De geração em geração’

 

 

Data: 08/03 (segunda-feira)

Horário: às 17h

Local: Centro Cultural da comunidade de São Gonçalo Beira Rio

 

No berço da cultura Matogrossense, será realizada a abertura da exposição de artesanato em cerâmica  ‘De geração em geração’. O objetivo da exposição é preservar a tradição e manter viva a trajetória da cultura da comunidade, além de fazer da argila um instrumento de trabalho que gera emprego e renda para as famílias. Ao todo serão 30 obras entre potes, moringas, jarros e outras.

As peças foram produzidas pelas ceramistas Julia Rodrigues da Conceição, Cleide Rodrigues, Cirley Rodrigues, Juracy Marcelina da Conceição e Ademir Rodrigues da Conceição. São cinco irmãos que nasceram na comunidade e que herdaram da mãe, Maria Leite Moraes da Conceição, todo o talento com manuseio do barro.

A exposição é uma homenagem dos filhos, que reverenciam por meio da arte a sua mãe que foi uma das pioneiras na cerâmica na comunidade, que deixou um legado de conhecimento para a sua família.

A cerâmica, além de ser uma expressão artística, se tornou por muito tempo a fonte de renda dos que moram à margem do rio, de onde se extrai o barro, a principal matéria-prima para a confecção das peças. Após a retirada da argila, há uma dedicação muito grande, desde o processo de preparação, criação da peça, moldagem, acabamento e a queima no forno para a conclusão da peça.

A tradição dessa arte vem sendo repassada dos avós para os pais e também para os filhos e netos, seguindo várias gerações, a exemplo de D. Maria Leite Moraes, que repassou aos seus filhos o ensinamento desta arte. Desde a infância, Ademir, Julia, Cleide, Cirley e Jura carregam os valores que são os símbolos da cultura cuiabana.

A comunidade São Gonçalo Beira Rio tem o seu reconhecimento pelas tradições culturais, especialmente a dança e o artesanato em cerâmica. O trabalho realizado pelas famílias reflete o desejo de manter viva a identidade cultural desta comunidade.

Trata-se de um dos bairros mais antigos, desde o surgimento nas margens do rio Cuiabá em 1719. Com a decadência da produção de açúcar em Mato Grosso, mas com argila abundante nas margens do rio, muitas famílias tiveram a sabedoria de aproveitar o barro, tornando a cerâmica artesanal um meio de sobrevivência.

As peças em cerâmica eram comercializadas no início, na região do Porto, logo depois a produção alcançou outros mercados. Por muitos anos, as peças eram levadas para a Casa do Artesão. A cerâmica de São Gonçalo Beira Rio também se destacou em grandes feiras e eventos dentro e fora do estado, se tornou referência no contexto da arte regional.

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br