Rede atacadista se mobiliza no combate ao mosquito Aedes aegypti

Verão é a época em que o mosquito Aedes aegypti  transmissor da dengue, zika e chikungunya, mais se prolifera, devido às chuvas e calor, condições favoráveis ao inseto. Por isso é importante redobrar os cuidados em casa e na vizinhança, tomando precauções como não deixar acumular água em objetos para evitar criadouros do mosquito. 
 
A campanha “Todos Contra o Mosquito”, apoiada pelo Poder Público, ganha força no combate à doença em todo país e o Fort Atacadista de Mato Grosso se mobiliza na orientação dos colaboradores, desenvolvendo diversas ações de conscientização nas três unidades da rede em Cuiabá e Várzea Grande. 
 
Os funcionários são orientados sobre medidas de prevenção ao mosquito e parte deles recebe a missão de atuar como agentes fiscalizadores, sendo responsáveis por vistoriar as lojas, principalmente a parte externa, e eliminar potenciais criadouros. 
 
A campanha “Todos Contra o Mosquito” tem por missão envolver a comunidade local, divulgando em panfletos algumas ações sociais que podem auxiliar no combate ao Aedes aegypti. Um exemplo é conversar com o agente comunitário de saúde do bairro e organizar um mutirão com grupo de amigos, familiares e vizinhos, munidos dos equipamentos como luvas, máscaras, botas ou galochas, indo nas casas e terrenos em busca de possíveis criadouros.
 
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), atualizados na última semana do mês de dezembro de 2019 (semana epidemiológica 52), foram feitas 16.992 notificações de casos de dengue no estado. Dois óbitos que ocorreram entre novembro e dezembro do ano passado estão sob investigação no Sinan.
 
Em Cuiabá, conforme dados da Prefeitura, foram registrados 3.074 notificações de dengue, das quais 722 casos foram confirmados, até o fim de dezembro.
 
Doenças
 
Dengue, zika e chikungunya são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, são alguns dos sintomas da dengue. Nos casos graves, o doente também pode ter sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, hipotensão e tontura. Em casos extremos, a dengue pode matar. 
 
Com o zika, os sintomas são parecidos com os das doenças “primas”: febre, dores e manchas no corpo. Quem é infectado pelo zika também pode apresentar diarreia e sinais de conjuntivite.
 
O principal sintoma da chikungunya é a dor nas articulações de pés e mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Além disso, também são sintomas febre repentina acima de 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele. 
 
As recomendações são ficar de repouso e ingerir bastante líquido. Entretanto, nos casos mais graves, de dengue, por exemplo, é importante buscar atendimento médico urgente.
 
Precauções
 
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
– Mantenha o quintal sempre limpo, jogando fora o que não é utilizado;
– Deixe o quintal sempre bem varrido, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
– Tampe tonéis, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Certifique-se de que as lonas de cobertura estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água;
– Não deixe acumular água nos vasos de plantas;
– Mantenha a bandeja que fica atrás da geladeira limpa e sem água;
– Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade;
– Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d'água) e mantenha-os sempre limpos.
– Antes de viajar, tire a água dos vasos de plantas e guarde a vasilha de água e de comida dos animais de estimação.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br