Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq realiza seminário em Cuiabá para fortalecer conselhos

862716

Na capital, programas como o Siminina e o Bom de Bola, Bom de Escola são exemplos de políticas públicas voltadas às crianças e dos adolescentes

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança – programa cuja adesão foi retomada na gestão do prefeito Emanuel Pinheiro -, realiza desde terça-feira (23), na Capital, na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o Seminário Regional do Centro Oeste, sob o tema, “Conselhos Fortes, Direitos Assegurados”.

O evento tem também como foco, a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas cidades que aderiram ao programa Prefeito Amigo da Criança, fortalecendo os parceiros na construção de uma sociedade melhor para se viver, a partir de planos e ações educacionais, que contribuam para a Prosperidade Social.

Participam da etapa da Região Centro Oeste mais de 100 pessoas, entre representantes dos municípios, parceiros e mais cinco Estados, além de empresas com responsabilidade social, que financiam projetos de promoção à educação. Segundo a responsável pelo programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, Dirnifei Caroline Luiz, o encontro marca o engajamento dos prefeitos comprometidos em favor das políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes. “O programa propõe para os prefeitos uma agenda de fortalecimento das políticas públicas principalmente de acesso a creche, de fortalecimento do ensino fundamental, da sobrevivência infantil, e várias outras temáticas que serão trabalhadas nos próximos quatro anos”, explicou Dirnifei Luiz.

O avanço dos prefeitos nessa agenda, e as melhorias observadas nos indicadores são analisados e, ao final do programa ou de cada etapa dele, são conhecidos os prefeitos e prefeitas amigos da criança. Dirnifei Luiz explicou que já chegaram a ser inscritos no programa mais de 2.340 prefeitos de todo o Brasil, dando representatividade a todos os Estados e regiões, mas como o programa prevê uma agenda de trabalho e realizações das políticas públicas, muitos prefeitos não avançam.

Atualmente 875 prefeitos participam do programa sendo que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro é um deles. Na avaliação da responsável pelo programa, a gestão Emanuel Pinheiro vem avançando nas políticas públicas, com a realização de quase 15 programas na área da Educação. “A ideia é fidelizar os prefeitos da Região Centro Oeste, priorizando Mato Grosso e, discutir o fortalecimento dos conselhos dos direitos, tutelar, e fundos aproveitando a janela de oportunidades, que nós temos com os objetivos do desenvolvimento sustentável”, ressaltou ela.

“O momento é de discutirmos parcerias multisetoriais em favor das políticas públicas voltadas as crianças e aos adolescentes”, destacou a assessora pedagógica Vânia Joceli Araújo que participou da abertura do evento, representando o prefeito Emanuel Pinheiro, e também o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos.

Segundo Vânia Araújo, a realização do encontro em Cuiabá é fundamental para reunir os articuladores e as redes e, buscar o envolvimento de outras secretarias no trabalho com as crianças e os adolescentes. “Para que possamos dar continuidade a essa missão, é preciso estarmos articulados, ou seja, o prefeito municipal, o Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e dos Adolescentes, as secretarias de Assistência Social, Trabalho, Esporte e Lazer enfim, todas as secretarias que compõe o quadro de articuladores, dentro da proposta educacional e de atendimento às nossas crianças e adolescentes”, disse a responsável pela Rede de Proteção dentro Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, e articuladora do Selo Unicef Cuiabá-Mato Grosso.

Para ela, as palestras que estão sendo realizadas no encontro, a troca de experiências além da exposição de projetos e planos e as experiências de outros Estados e municípios serão pontos chaves para que Cuiabá receba o selo UNICEF, e o prefeito, o título de amigo da criança.

Articulação

Em Cuiabá a rede de articulação começou em 2017, para o período que vai até 2020, com a realização de vários programas e projetos e a missão na capital de Mato Grosso já está concluída. “Programas como o Siminina, o Bom de Bola, Bom de Escola e outros, estão inseridos na plataforma do Selo Unicef, e estamos atentos as novas demandas do município”, ressaltou Vania Araújo lembrando que as iniciativas estão inseridas na estratégia, Objetivo de Desenvolvimento  Sustentável (ODS), uma coalisão de organizações com articulação reconhecida no país, representando a sociedade civil, setor privado, e os governos locais com o propósito  de mobilizar, discutir e propor meios de implementação das políticas públicas.

 
 
 
 
 
 
 
 
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br