Programa “Pantanal Science Camp” contribuirá para troca de conhecimento entre Brasil e Suíça e conservação do Pantanal

Pantanal Science Camp

O programa “Pantanal Science Camp” foi lançado pela Swissnex – extensão da Secretaria de Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça – e o Polo Socioambiental Sesc Pantanal. O objetivo da iniciativa é despertar o interesse em pesquisas e parcerias acadêmicas entre Brasil e Suíça, estimular a troca de conhecimentos e, com isso, contribuir para a conservação do bioma.

Por meio do programa, grupos de pesquisadores ou estudantes baseados da Suíça poderão ir ao Pantanal em viagens científicas personalizadas em formatos como cursos de campo, residências acadêmicas ou escolas de verão, onde contarão com o suporte do Sesc Pantanal e da Swissnex, também para intercâmbio com redes locais de especialistas e cientistas.

De acordo com Leonardo Machado da Silva, CEO ad interim da Swissnex no Brasil a parceria com o Sesc Pantanal é uma construção conjunta e uma iniciativa muito valiosa para cooperação científica entre o Brasil e a Suíça.

“Com o Pantanal Science Camp nós esperamos despertar o interesse em pesquisas e parcerias acadêmicas, estimular a troca de conhecimentos e experiências e, com isso, contribuir também para a preservação deste bioma tão rico e importante. O Sesc é o parceiro ideal, porque cuida há 20 anos deste patrimônio que é Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN Sesc Pantanal), desenvolvendo e dando suporte à pesquisa e a redes de pesquisadores, além de contar com pessoal qualificado e uma clara visão estratégica que integra sustentabilidade, pesquisa, educação e impacto social”, declara.

Conforme a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, além de ampliar a atuação do polo, o programa dá visibilidade e beneficia economicamente o Pantanal e todo o Estado. “Com o programa teremos a oportunidade de receber pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado de instituições, startups e organizações Suíças interessados em conhecer o Pantanal e o trabalho que fazemos no bioma”, ressalta.

Há 24 anos o Sesc Pantanal desenvolve pesquisa, educação ambiental, lazer, ação social e conservação ambiental na maior planície alagável do mundo. Já a Swissnex, presente em algumas das regiões mais inovadoras do mundo, forma uma rede global que conecta pessoas e instituições em educação, pesquisa e inovação com a missão de apoiar o alcance e o engajamento ativo de parceiros no intercâmbio internacional de conhecimento, ideias e talento.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br