Professores e alunos produzem higienizador de mochilas para aumentar proteção à Covid-19

IMG_8646

Há mais de um ano, a pandemia de Covid-19 vem mudando comportamentos em todas as esferas da sociedade. Na educação, além das aulas virtuais, uso de plataformas digitais e a implantação do modelo híbrido, as escolas têm adaptado conceitos ligados à situação pandêmica para dentro das salas de aula. Com isto, criações como o higienizador de mochilas, criado em um esforço conjunto dos professores da Sala Tech, juntamente com o apoio de alunos das oficinas de Robótica Escola Chave do Saber (ECSA), misturam conhecimentos e tecnologia com a rotina de higienização e biossegurança das crianças.

O dispositivo funciona com o acionamento de jatos de álcool por meio de sensores para auxiliar na limpeza das mochilas e lancheiras, assegurando os protocolos de biossegurança. Para isto, lixeiras de plástico foram adaptadas e ganharam uma nova função, com a ajuda da tecnologia e placas de arduíno. A ideia é aumentar os protocolos de higienização e distanciamento social adotados pela instituição desde 2020.

A Coordenadora da Sala Tech da ECSA, Mara Tereza Antunes, conta que além do higienizador de mochilas, a escola projetou o aparelho para a limpeza das mãos. Neste, o diferencial é que graças a um sistema interno conectado ao wifi, é possível fazer a contagem de pessoas que passaram pelo higienizador, contribuindo com o controle de circulação na escola.

“Os dois são projetos que já estão em funcionamento e foram construídos como desafio no processo de combate e propagação da Covid-19. Compreender a doença, saber como ela se espalha e as formas de nos proteger e aos outros é um importante primeiro passo para estabelecermos procedimentos e protocolos na escola”, acrescenta Mara.

A confecção dos higienizadores levou cerca de dois meses, desde o projeto, a criação, aulas teóricas e testes, conta o professor de Robótica e Geografia, Helton Sodré. Segundo ele, o resultado tem sido bastante celebrado pelas turmas. “Esta é a primeira vez que eles conseguem ver algo produzido em sala de aula sendo utilizado para o bem comum. Estão todos muito animados e já pensando em outros projetos. A ideia é criar ainda mais, aproveitando de todos os recursos tecnológicos que temos à nossa disposição”, conta.

Com carga horária semanal de duas horas, a oficina de Robótica da escola tem como objetivo ampliar as técnicas trabalhadas com os alunos na Sala Tech. Em atendimento aos protocolos de higiene e saúde, os alunos matriculados na oficina são divididos em turmas, com aulas no contraturno. As atividades são presenciais, com distanciamento entre as crianças e professores, uso individual de kits e obrigatoriedade das máscaras de proteção.

“É satisfatório e encantador ver o feedback dos alunos e da comunidade escolar neste movimento maker, que vem se destacando na ECSA e trazendo bons frutos no processo de ensino pedagógico das turmas”, finaliza Mara, coordenadora da Sala Tech.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br