Professor de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do Univag lança livro métodos de planos e projetos urbanos e o papel do desenho

873946

O professor Doutor do curso de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo do Univag – Centro Universitário de Várzea Grande, Jonathas Magalhães Pereira da Silva, irá lançar seu livro “Desenho como Questionamento – Distintas Dimensões de Planos e Projetos Urbanos” no dia 26 de setembro, às 20h, no Bloco D – Auditório V, na instituição.

A publicação é fruto de uma pesquisa de pós-doutoramento junto à Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ) em seu Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ – realizada entre os anos de 2015 e 2016.

“Refletir sobre o planejamento, a gestão e o desenho urbano resultante. Este foi o campo de força que sempre conduziu as pesquisas de que participei, assim como a experiência docente em concomitância com a prática profissional”, ressaltou o autor.

O professor destaca que nesta obra o 'desenho' é o protagonista. “O livro utiliza fartamente o croqui como linguagem. Como resultado apresenta, por meio de textos e croquis, os conceitos e casos práticos em que distintas posturas e formas de utilização do desenho se apresentam, seja como instrumento de reflexão, de entendimento da realidade ou de ação do arquiteto urbanista”, afirmou.

No dia do lançamento, o professor irá apresentar uma prévia do conteúdo do livro que será comercializado com desconto. Também já está disponível para venda no site da Editora Rio Books – http://www.riobooks.com.br/.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo Univag

 O Univag implantou seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu com a oferta do Curso de Mestrado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo em associação com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas (SP).

Destina-se à formação e capacitação de docentes, pesquisadores e profissionais graduados em arquitetura e urbanismo ou nas demais áreas afins à planificação urbana, ambiental e territorial e à análise crítica e histórica da produção arquitetônica e urbanística como: História, Turismo, Jornalismo, Geografia, Engenharia Ambiental, Economia, Administração e Ciências Sociais.

Biografia

O autor, Jonathas Magalhães Pereira da Silva, é professor do curso de Mestrado em Arquitetura do Univag, professor titular e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PosUrb-Arq PUC-Campinas) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós Doutoramento no ProArq da UFRJ (2015-2016). Arquiteto Urbanista pela FAUUSP (1989). Mestre (1999) e Doutor (2005) em estruturas ambientais urbanas na FAUUSP. Co-lider do Grupo de Pesquisa Políticas Territoriais e a Água no Meio Urbano, cadastrado no CNPq, vinculado à linha de pesquisa Projeto, Inovação e Gestão em Arquitetura e Urbanismo do PosUrb-Arq/PUC – Campinas. É editor chefe da Revista Oculum Ensaios – PUC – Campinas (desde 2019). Foi Presidente da ABAP entre 2011 e 2013, quando se iniciou o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Atua como consultor na MPS Associados, onde destaca-se a coordenação do PDInfra-CSP-Unifesp – Plano Diretor de Infraestrutura do Campus São Paulo da UNIFESP (2016 a 2018); a coordenação técnica do Plano Sócio Espacial da Rocinha Rio de Janeiro (2007-2009); coordenação de 11 planos participativos da região serrana do Espírito Santo (2005-2006); desenvolvimento do projetos urbanos dos corredores de transporte em São Paulo (2005) e na da Área Portuária do Rio de Janeiro (2003-2004). Urbanização de Favelas pelo programa Favela-Bairro (2001 a 2003).

 
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br