Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá vai até Aparecida de Goiânia para conhecer o Projeto Cidade Inteligente

PHOTO-2022-02-08-23-22-20

PROJETO TEM CHAMADO A ATENÇÃO DE MUITOS GESTORES PELO PAÍS

Um case de sucesso chamou a atenção do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná (MDB), que foi até a cidade de Aparecida de Goiânia, estado de Goiás, para ver de perto o Projeto Cidade Inteligente, implementado pela prefeitura da cidade.

O Projeto conta com 650 câmeras espalhadas pela cidade, com tecnologia para reconhecimento de placas e outras características dos veículos como cor e modelo . A solução é capaz de realizar também o reconhecimento facial uma tecnologia que permite identificar criminosos e pessoas desaparecidas por exemplo .

A solução também implementa análise comportamental, tecnologia muito importante para manutenção da ordem pública, como explica o coordenador técnico do projeto, Jefferson Pereira.

“Uma tecnologia inovadora, que é o comportamental, que seria como criar uma cerca digital em volta de uma área pública e a câmera faz o monitoramento capaz de identificar se um objeto entrou ou saiu dessa área. Com isso nós conseguimos ver, por exemplo, o descarte irregular de entulhos e invasões em prédios públicos ”, explica o coordenador.

Além das câmeras inteligentes Aparecida implementou também mais de 700km de fibras ópticas interligando prédios públicos e unidades da saúde e educação , instalou um data center onde são processados e armazenados dos mais de 2 PT de dados , além de disponibilizar para população 200 pontos de internet sem fio grátis na cidade.

O objetivo da visita do vereador foi conhecer o funcionamento das câmeras de monitoramento, no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). A finalidade é retornar à Cuiabá com um projeto a ser proposto e implementado na cidade.

“Nós viemos conhecer de perto a cidade inteligente, já que Aparecida de Goiânia é uma referência para o Brasil. Esperamos poder efetivar esse projeto em Cuiabá, que trará grandes benefícios em diversas áreas, como segurança, limpeza e ordem pública”, comenta o vereador.

O projeto vem trazendo resultados eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública e melhor prestação de serviço de educação, saúde, segurança, meio ambiente, serviço social, trabalho e renda, gerando desenvolvimento econômico e social.
Por esses motivos o projeto gerou interesse em diversos gestores do país, incluindo o vereador Juca do Guaraná, que tem a intenção de seguir o modelo.

Acompanharam o presidente da Casa de Leis na visita, o prefeito de Diamantino, Manoel Loureiro Neto, o procurador geral da Câmara, André Luiz de Andrade Pozetti e o chefe de gabinete do vereador Juca do Guaraná, Junior Fernandes.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br