Pantanal Mato Grosso Hotel auxilia equipes no combate às queimadas na região pantaneira

proteção das pontes1

A Rede de Hotéis Mato Grosso integra uma das 20 empresas que estão ajudando no combate aos incêndios no Pantanal mato-grossense, que já consumiu cerca de 66 mil hectares da área.

Na manhã de quinta-feira (07.08), um grupo de apoio pousou no campo de aviação do Pantanal Mato Grosso Hotel, localizado no km 48 da Transpantaneira, na margem do rio Pixaim, em Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), para dar início à operação “Pantanal Verde”.

O grupo inclui 10 bombeiros de Mato Grosso do Sul, 10 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e 10 fuzileiros navais da Marinha do Brasil. Eles vão contar com três helicópteros das Forças Armadas e um avião de apoio.

“Estamos oferecendo total apoio ao Governo do Estado, principalmente com hospedagem e alimentação aos militares bombeiros, brigadistas e fuzileiros navais que vão a campo controlar os incêndios”, diz o empresário Leopoldo Mário Nigro Filho, diretor comercial da Rede de Hotéis Mato Grosso.

Outros 16 militares bombeiros permaneceram por 10 dias hospedados no Pantanal Mato Grosso Hotel e partiram para outras áreas. O fogo está concentrado no meio da mata em um local de difícil acesso e já consumiu aproximadamente 66 mil hectares de vegetação. É o maior incêndio da região nos últimos 14 anos.

Segundo Leopoldo Filho, todos os hotéis, pousadas e fazendas da região estão comprometidos com a preservação da fauna e flora do Pantanal e mantêm comunicação com as associações locais de defesa da natureza para intensificar o controle do fogo.

“Nessa ação conjunta nós disponibilizamos também caminhonetes, caminhões de bombas d’água, pista de pouso, além de outros recursos que possam ajudar a diminuir a propagação do fogo”, completou o empresário.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da secretaria-adjunta de Turismo, intermediou com os empresários e fazendeiros da região as formas de auxílio. De acordo com a pasta, 31 militares bombeiros do Estado atuam na região do município de Poconé.

O Pantanal é considerado a maior planície de inundação do planeta, englobando o sudoeste do Mato Grosso, o oeste do Mato Grosso do Sul, e parte do Paraguai e Bolívia. Este ano, o período de seca chegou mais cedo e segundo dados do Instituto Centro de Vida (ICV) para o monitoramento dos focos de calor, as queimadas aumentaram 530% no primeiro semestre, em relação ao mesmo período do ano passado.

Também estão contribuindo com o governo estadual para salvar o Pantanal, as pousadas Piuval, Rio Claro, Recanto do Jaguar, Pousada do Neco, Pousada Porto Jofre, os hotéis Santa Rosa, Hotel Sesc Pantanal e as fazendas São João, Comitivas, São Miguel, Samambaia, a prefeitura municipal de Poconé, entre outros.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

roseli

roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br