17 de setembro de 2025 2:59 pm

O poder da marmita: economia e saúde no prato do cuiabano

Por onde se anda em Cuiabá e Várzea Grande, há pessoas com frasqueiras e bolsas carregando marmitas de almoço e lanches

No ritmo acelerado da vida moderna, almoçar fora todos os dias tornou-se um hábito comum, mas que frequentemente pesa no orçamento e oferece pouca garantia sobre a qualidade nutricional. A solução prática e saborosa está ao alcance de todos: a boa e velha marmita. Levar sua própria comida para o trabalho não é apenas uma forma eficaz de economizar, mas também uma oportunidade de assumir o controle total sobre o que você come, garantindo uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Segundo a relações públicas Isabella Martins, a principal vantagem de apostar na marmita reside na liberdade de escolha e no ganho em qualidade de vida. “Ao preparar as minhas refeições, eu seleciono ingredientes frescos e de minha preferência, controlo o peso, o teor de sal, gorduras e aditivos. Isso permite criar pratos variados e nutritivos, adaptados às minhas necessidades e gostos pessoais, assegurando que o equilíbrio entre vegetais, proteínas e carboidratos seja sempre prioridade”, diz ela.

E acrescenta: “Além disso, a praticidade de ter a minha refeição pronta, sem filas ou espera, otimiza meu tempo de almoço, permitindo um momento mais tranquilo e prazeroso”, completa Isabella.

Para que a experiência da marmita seja um sucesso, a equipe do Fort Atacadista deu algumas dicas valiosas:

– Priorize embalagens que possam ir ao micro-ondas e ao freezer, e lembre-se de separar alimentos quentes de saladas e frutas para evitar que murchem ou que a temperatura de um interfira no outro;
– Evite alimentos que não reagem bem ao reaquecimento ou que estragam facilmente fora da geladeira, como frituras (que ficam borrachudas) e maionese, atum ou iogurte (a menos que sejam transportados em bolsa térmica e refrigerados imediatamente);
– Alimentos com cheiro forte, como peixes e brócolis, devem ser armazenados em potes bem vedados para evitar incomodar colegas e sempre consumidos em locais arejados.

O planejamento é a chave para a praticidade semanal. Dedicar um ou dois dias para o preparo das marmitas para toda a semana pode poupar um tempo precioso no dia a dia. Você pode variar as receitas utilizando os mesmos ingredientes de formas diferentes, por exemplo, um grande volume de arroz pode ser a base para um arroz à grega em um dia e um bolinho de arroz em outro.

Muitos pratos duram até 30 dias no congelador, como massas e ensopados, enquanto na geladeira, a validade varia, sendo cerca de uma semana para arroz e feijão e dois dias para carnes. Sempre use ingredientes frescos e embalagens bem vedadas para prolongar a durabilidade.

Adotar a marmita é um passo significativo para uma vida mais econômica e saudável, e adquirir os melhores ingredientes é fundamental para essa jornada. Você pode encontrar uma vasta variedade de produtos frescos, perecíveis, hortifrúti de qualidade e todos os itens necessários para suas receitas nas lojas do Fort Atacadista, garantindo que você tenha acesso facilitado a tudo o que precisa para preparar marmitas gostosas e nutritivas.

O Fort Atacadista conta com três unidades em Cuiabá, na avenida Miguel Sutil, na saída para Chapada dos Guimarães (Rodovia Emanuel Pinheiro) e no Coxipó, na avenida Fernando Corrêa da Costa. Em Várzea Grande, as lojas estão localizadas nas avenidas da FEB e Júlio Campos.
Fotos: Arquivo
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários