Novidades aguardam o público na quarta edição do Festival do Chocolate

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A 4ª edição do Festival do Chocolate de Mato Grosso está recheada de novidades. Além do novo espaço, desta vez no Sesi Papa, nos dias 26, 27 e 28 de julho, os expositores incrementam suas produções para surpreender e agradar o público. São empreendedores que confiam na economia criativa, colocam a mão na massa, apostam em qualidade e diversidade. Considerado um dos maiores no segmento da gastronomia na capital mato-grossense, o Festival do Chocolate começa a partir das 16 horas e segue até a meia-noite, com entrada gratuita.

Além da mostra gastronômica, o evento, cujo tema deste ano homenageia Cuiabá 300 anos,   reúne feira de artesanato, moda, produtos e serviços para as famílias, abrindo espaço para entidades beneficentes e  oficinas gratuitas oferecidas pela Unic, pelo Sesi e pelo Senai, para o público adulto e o infantil. E tem mais, no quesito entretenimento, a Entrelinhas Editora apresenta mostra fotográfica sobre Cuiabá. O festival também terá espaço kids para a criançada e espaço pet para os cães.

Segundo a idealizadora e organizadora do Festival, Zilda Castanho, a edição 2019 ganhou reforço no seu sabor principal: o chocolate. Ela explica que além das sobremesas envolvendo o ingrediente, o evento terá a participação da Lugano, uma tradicional marca de chocolate de Gramado, cidade do sul do país. “Teremos a Lugano pela primeira vez no Festival; a Louly Chocolate que é daqui e que está conosco desde a primeira edição, e a famosa marca Cacau Show, conosco desde o ano passado. Chocolates em barra, nas mais diversas composições”, comemora ela.

Zilda comenta que o Festival do Chocolate envolve as tradicionais empresas de doces da capital, além de salgados, comidas saudáveis, artesanato, moda, plantas naturais e oficinas gratuitas. “O visitante vai se surpreender com a diversidade e encontrar desde comidas como hambúrgueres,  batata recheada, caldos, risotos, tapioca, foundue, churrasco grego, pastel, espetinho, salgados, culinária cuiabana até de outros países como kebab, yakisoba, comida árabe, Italiana, além das opções fitness”.

Expositores do Festival – O Festival reúne cerca de 160 expositores, e dentre eles, empreendedores que participam desde a primeira edição, que começou com 47 expositores no Origami Buffet, como Louly Chocolate, Simpaticão, Grasi Calçados, Marggoh Acessórios Finos e Buffet Rosana Pavão. No ano seguinte, na segunda e terceira edições, o Festival foi realizado na Universidade Federal de Mato Grosso. Cresceu ainda mais, e neste ano uma praça de alimentação três vezes maior da última edição está sendo preparada para oferecer mais conforto ao público.

Pelo terceiro ano consecutivo no Festival, marcas gastronômicas como Sannta Doçura, Kebab Tenda árabe, Divina Batata, Aurora Risotos, Chocomel estão otimistas. No segmento artesanato, Coisinhas da vovozinha. Temer – desenhos e caricatura,  Kartimandú Bebês, Versos T-Shirts também percebem no evento uma maneira de incrementar as vendas.  “A Versos T-Shirts tem o objetivo de empoderar mulheres reais e despertar o consumo consciente, trazendo em nossas estampas temas atuais e que envolvem as pessoas, como amor, fé, humor, alegria e ironia”, pontuam Natália e Luiza Canavarros.

Já a cuiabana Bárbara Lock, formada em Gastronomia na faculdade Anhembi Morumbi, vai levar suas delicadas e saborosas balas de coco, conhecidas sob a marca Tibaba. “O nome foi a primeira palavra do meu sobrinho na tentativa de dizer tia Bárbara”, conta ela, acrescentando que “é a segunda participação no festival. Na primeira vez, a venda foi muito acima do esperado, tanto que ficamos sem produtos. E a resposta dos consumidores pós-festival foi maravilhosa, alcançamos um número impressionante de clientes e ainda recebemos encomendas de pessoas que nos conheceram no Festival”. A gastrônoma começou a fazer as balas após ler em uma revista sobre o assunto e os testes se iniciaram. Muitas deram errado até que uma prima da sua mãe lhe ensinou a receita da família. “E até hoje continuo testando e criando novos sabores. Teremos os sabores clássicos, tradicional, aromatizada de gengibre e as recheadas de brigadeiro, beijinho, doce de leite, capim cidreira e pequi. As novidades ficam por conta das balas geladas tradicional e as recheadas de doce abacaxi e de abóbora. E com mais sabores das aromatizadas como limão, laranja, castanha do Pará/Brasil, nozes e amendoim”, anunciou.

Também pela segunda vez no Festival, marcas como Agemed, Inovary, Sunglasses  Óculos, Santa Gulla Yakisoba , Rosiane Di Corpo, Divino Queijos, Queijos Canastra, Água de coco verde, Gleize e cosplay, Andrea Kruger Suplementos, Doces Liah Ribas, Supera, Instituto da Língua Inglesa, Vou de crepe Francês, Vó Ana – churros, Doce Mixto Doceria, Camila Pasinato, Rafaella Almeida, Q' Amor, tapiocaria Delícias da Sol, Supera Ginástica Para o Cérebro, entre outras.  

A memória afetiva e receitas de família se destacam no Festival do Chocolate. A Quitandas da Vó Rita, por exemplo, nasceu a partir das receitas deixadas pela avó materna da Mariana Prata Aguiar, a vovó Rita, que morreu aos 96 anos, há um ano e meio. De família mineira, com muita tradição em fazer quitandas diariamente para acompanhar o café, a ideia veio para acalentar o coração repleto de saudades. “Todos as nossas petas são feitas artesanalmente e sem conservantes, com intuito de resgatar o sabor que remete à infância. Hoje temos seis sabores: tradicional; cebola, alho e salsa; pimenta; queijo, multi grãos e beterraba”, explica ela.

As massas caseiras preparadas para a família da Zulma  Canavarros fazem tanto sucesso que se transformaram em negócio. A Zulmassas vai levar massas caseiras de macarrão, lasanha, pizzas, mini pizzas para o Festival e também, como são libaneses, não poderia faltar sua culinária de origem: kibe cru e  pão sírio.

Para a chef Júlia Góes, que assina as criações da Bajú Confeitaria Artesanal, a qualidade dos ingredientes são essenciais para todos os produtos produzidos. Formada em gastronomia, especialista em confeitaria, através de cursos e estágios em premiadas confeitarias e restaurantes em São Paulo e chefiando por alguns anos a confeitaria de uma famosa padaria artesanal de Cuiabá, as suas famosas Carolinas, marca registrada da Chef, poderão ser degustadas no Festival. Além dessas delícias, Bajú dedica-se também a produção de bombons finos, feitos com chocolate Belga.

No segmento produtos e serviços, as irmãs Carla e Jéssica Confessor vão levar a marca Confessor Semijoias, que nasceu há cerca de sete meses, inspiradas pela gravidez, quando perceberam que os acessórios que utilizavam ficavam empretecidos. Apaixonadas por moda e pelos bebês, decidiram ter um negócio próprio, aliando o bom gosto a produtos hipoalergênicos.  

Já a artesã e odontopediatra Bethânia Ferrari se apropriou de sua sensibilidade para elaborar suas bonecas de pano da A Be que Fez. Tudo começou quando ela foi montar seu consultório odontológico e pensou em bonecas para decorar e imprimir delicadezas. Adepta do faça você mesmo, buscou de maneira autodidata materializar suas bonecas, a partir da máquina de costura herdada da mãe. Esse amor pelas bonecas ficou um pouco adormecido diante do desafio de lidar com a saúde da sua mãe, que lhe exigiu dedicação. “No final do ano passado, me reacendeu o desejo de voltar a confeccionar as bonecas. Incentivada pelas mães dos pacientes, pela família e amigos, voltei a fazer minhas bonecas, busco moldes da internet, crio personagens, idealizo bonecas e coloco em prática. Faço muitos cursos online e  em fevereiro decidi começar a criar para uma feira, e então veio a oportunidade de participar do Festival. Acredito que minha profissão e minha arte se complementam”, contou.

Bonecas com muitos detalhes, essencialmente decorativas, as produções da Bethânia hoje são confeccionadas em seu ateliê montado no quarto que foi da sua mãe, um espaço de saudades e afetos. Para Bethânia, a experiência do Festival vai lhe evidenciar qual será seu público alvo. “A minha grande paixão são as bonecas em estilo russo, que ficam em pé sozinhas, construídas junto com a roupa, essencialmente com cabelos sintéticos e com duas bolinhas pretas de olhinhos”, comenta. Para o Festival, ela traz como novidades as bonecas em 3D, com olhos, nariz e boca em profundidade, repleta de detalhes.

Também fazendo a estreia de seus produtos no Festival: Batida carioca, Abe que fez, Sal Rosa, Moda divina, LA boutique, Açaí Maravilha, São Francisco Planos de Saúde, Spazio VND SAÚDE e Bem Estar, All@chonette restaurante; Duas Papeleiras; Carolinne Gonçalves Ateliê de Doces; ThaiShoes;  Doces feitos com amor; Divinas Makeup;  Cuiabaninha paçoca; A drinks; Bike Açaí Loyane; Salames e vinhos Bruzanelo; D' Fruit Sorvete na Chapa Tailandês; Crocs; Ágata joias; Anas Boutique; Bom Momento Cappuccino Artesanal; Cristina Cintas Modeladoras; Xurrasko Grego do Felipe; Ana Paula Store; Matrix Laser Personalizados; Bella Make; Uilma Castilho Buffet; Angela Podóloga; Vanderleia Spa massagem; Aline noivas;  Hugo Farias fotografia.

 

Entidades Beneficentes – Desde sua primeira edição, comenta a idealizadora e organizadora do Festival, Zilda Castanho, o evento abre espaço para entidades beneficentes e filantrópicas no sentido de contribuir com a responsabilidade social. Neste ano, participam a Rede Feminina Estadual de Combate ao Câncer de Mato Grosso, Amor em Retalhos, Luxo sem Lixo, Apam, Lions Club Cuiabá Norte, Pastoral Familiar São João Paulo II, Clichês na rua e projeto Verde Novo.

 

Oficinas – Para aqueles que desejam manusear o chocolate, o evento oferece oficinas gratuitas, conduzidas pelo Sesi, pelo Senai e pela Universidade de Cuiabá (Unic), em estrutura montada especialmente para as aulas, no Sesi Papa, em Cuiabá. A ideia é demonstrar técnicas de temperagem de chocolate nobre, preparo de arabescos de chocolate para decoração, preparo de bombons maciço com o chocolate temperado e decoração de cupcake. Além do chocolate, a alimentação saudável é tema das oficinas conduzidas pelo Sesi. A Universidade de Cuiabá (Unic), por meio do curso de Gastronomia, vai oferecer oficinas de três receitas: Cupcake de chocolate com recheio trufado, brigadeiro e tartelett de brigadeiro.

Espaço Pet – Os cães terão um espaço dedicado à eles no Festival do Chocolate. O SimpatiCÃO Pet Shop vai preparar um espaço fechado onde as pessoas podem soltar os seus pets para socialização entre eles, com direito a piscina de bolinha, sessão de embelezamento e comidas Pet. “Para esta edição o SimpatiCÃO Pet Shop traz para o festival sua variedade de produtos pet voltada para o mundo orgânico, lembrando que teremos também um cantinho de embelezamento, para panteados e pinturas, tudo preparado com muito amor e carinho para o seu pet”, acrescentou Yasmin Mendonça.

O evento é uma realização Vivaz Marketing e Eventos, em parceria com o  Sesi, o Senai e a Universidade de Cuiabá (Unic), apoio da Itaipava e Gráfica Print.

Informações:   (65) 98412-9090

Serviço

 4º Festival de Chocolate de MT

Data: 26, 27 e 28 de julho, das 16h às 00h

Local: Sesi Papa, Av. Oátomo Canavarros, S/N, bairro Morada do Ouro, Cuiabá

Entrada gratuita

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Airton Maia

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