Quarta-Feira, 18 de Maio de 2022

Ministro do TCU debate responsabilidade dos gestores públicos em seminário no TCE-MT nesta quinta-feira (31)

01e88d0bf1892b1599fcfba3ae3ad248

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza, a partir das 8h desta quinta-feira (31), o seminário “Responsabilidade objetiva e subjetiva dos gestores e colaboradores públicos”. O evento híbrido contará com a presença do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler.

Promovido pela Escola Superior de Contas do TCE-MT, em parceria com a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP), o seminário tem por objetivo promover a capacitação e atualização dos conselheiros, procuradores de contas, assessores, auditores, servidores do TCE, prefeitos, vereadores e demais interessados, proporcionando uma discussão sobre os limites e possibilidades da função controladora quanto ao seu poder disciplinar.

“Nosso intuito é contribuir para a melhoria da administração pública, essa é uma das prioridades desta gestão. Para isso, é preciso investir todos os esforços possíveis na qualificação dos gestores públicos. Capacitar é a palavra de ordem”, declarou o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli.

Na oportunidade, pretende-se abordar a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e como a função controladora foi impactada, atrelando ainda outras legislações correlatas, como a Lei n° 14.133/2021 e a Lei n° 14.230/2021, marcos legais que estabeleceram parâmetros muito significativos às auditorias e decisões das cortes de contas.

A aula magna, que será ministrada pelo ministro Benjamin Zymler, terá como tema “Responsabilidade objetiva e subjetiva dos gestores e colaboradores públicos – entendimentos do TCU e STF”.

Na sequência, será realizada a palestra “Responsabilidade objetiva e subjetiva dos gestores e colaboradores públicos – Legislações, interpretações e aplicabilidades”, esta ministrada pelo procurador do Estado do Rio Grande do Sul e parecerista Juliano Heinen e pelo doutor em Direito Administrativo e mestre e Direito e Políticas Públicas Guilherme Carvalho.

O seminário, que será realizado no auditório da Escola Superior de Contas e transmitido pela plataforma da ABFP, tem como público-alvo conselheiros, procuradores de contas, prefeitos, vereadores, assessores, auditores e colaboradores do TCE interessados na temática.

O seminário conta ainda com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Com muito ❤ por go7.site