MEIO AMBIENTE – Viveiro do Hotel Águas Quentes disponibiliza mudas de árvores nativas para hóspedes e comunidade

 
Preservar espécies nativas e manter o reflorestamento motivou uma iniciativa bastante peculiar do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, na região da Serra de São Vicente, a cerca de 85 km de Cuiabá. O balneário realiza há cerca de sete anos a doação gratuita de mudas de plantas nativas da região aos hóspedes, comunidade e para pessoas que se interessem pelo cultivo e preservação do meio ambiente. Nesse tempo, já foram distribuídas cerca de 10 mil mudas, o equivalente a uma floresta. 
 
Localizado em uma área do Parque Estadual de Águas Quentes, primeira unidade de conservação do Estado, o hotel mantém um viveiro com mudas de várias espécies de árvores nativas da região do cerrado, cultivadas a partir do próprio período de germinação natural das plantas. “As mudas são cultivadas no próprio viveiro, através da coleta de sementes. Quando não está na época de germinação, nós recebemos doações de mudas do Horto Florestal, em Cuiabá, assim sempre temos mudas para doar aos hóspedes e à comunidade”, explica o gestor ambiental do local, Joab Almeida da Silva.
 
Segundo ele, no viveiro são cultivadas mudas das espécies Aroeira, Monguba, que é uma árvore frutífera, Ingá, que também produz um fruto comestível, Angico Vermelho, e Ipês branco e amarelo, típicas da região do cerrado. “Em média doamos 100 mudas ao mês, ou seja, 1200 ao ano e cerca de 10 mil em sete anos que iniciamos o viveiro. Já doamos o equivalente a uma floresta”, comemora o gestor ambiental.
 
O gerente do hotel, Fabio Oberty Fávero, explica que existe um controle da saída da muda, com um cadastro informando quem recebeu e aonde irá plantar. “Doamos aos hóspedes e moradores da região de forma gratuita, mas fazemos um cadastro para saber onde será plantada, pois muitos têm chácaras na região ou um terreno grande, e isso é bom porque são árvores que irão crescer e dar frutos”, ressalta.
 
Para o morador da comunidade serrana, Moisés Calixto de Deus, preservar as espécies e contribuir para o reflorestamento é o que o motiva a auxiliar no trabalho de doação das mudas. Ele, que presta serviço ao hotel e sempre está em contato com a gerência, realiza com frequência a doação de mudas para vizinhos e amigos da comunidade.
 
“Muitas pessoas da comunidade me pedem mudas, principalmente os que vivem em chácaras, então faço esse serviço e ajudo na doação, vejo que plantaram nos terrenos e quintais e isso dá certo”, conclui. 
 
A doação é feita no hotel para todos os interessados, basta realizar um cadastro na recepção para ganhar uma muda e plantar. 
 
Sobre o Hotel Mato Grosso Águas Quentes
 
O Hotel Mato Grosso Águas Quentes está localizado no km 77 da BR-364, na Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger. Possui certificação do selo ISO 14001, o qual garante que atende a uma série de padrões de proteção ao meio ambiente e responde a mudanças nas condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas. Para mais informações acesse o site: www.hotelmt.com.br
 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br