Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021

Livro homenageia artista e desperta o imaginário infantil

Marta Cocco e Ayla Picicaroli

DIA DO LIVRO INFANTIL
Livro de autora mato-grossense e artista plástica desperta o imaginário infantil

“A Menina Capu e as Tintas Mágicas”, de Marta Cocco, homenageia artista Capucine Picicaroli e é opção para pequenos leitores

Incentivar o hábito da leitura na infância promove a formação de adultos com mais conhecimento, discernimento, sabedoria e crítica. Por isso, desenvolver essa rotina nas crianças é fundamental, e a influência de pais e educadores nessa fase da vida é essencial. No Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil, lembrado neste domingo (18.04), reforça a importância da leitura desde a infância.

A literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta de um mundo imaginário. E é de forma lúdica que a escritora mato-grossense Marta Cocco desenvolve suas histórias infantis. Autora de 14 obras, Cocco, que também leciona literatura na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Tangará da Serra, onde reside, tem predileção pela escrita infantil.

Na última obra lançada recentemente, em 10 de abril, “A Menina Capu e as Tintas Mágicas”, a autora faz uma homenagem à icônica artista Capucine Picicaroli, falecida em 2018. O livro foi ilustrado com as telas com motivos infantis já pintadas por Capucine.

Segundo Marta Cocco, mais do que ilustradora, Capucine também se tornou a personagem principal da história. “O livro é uma minibiografia de Capucine, uma homenagem que fiz escrevendo os textos baseados em 23 obras dela, em especial as da série 16…Conte Outra Vez”, comentou Marta.

“A Menina Capu e as Tintas Mágicas” leva a uma viagem fascinante pelos contos infantis, conduzida por uma personagem espevitada, peculiar e muito divertida. O enredo mistura realidade e ficção para apresentar às crianças o universo maravilhoso pintado por Capucine.

Como adquirir
O livro foi lançado no dia 10 de abril durante a exposição Olhos de Caleidoscópio, que reúne projeções de 120 obras de Capucine, na Galeria Lava Pés, em Cuiabá. Com entrada gratuita, a exposição vai até o dia 22 de abril, das 10h às 18h, inclusive sábado, domingo e feriado. O tour virtual acontece pelo endereço: www.olhosdecaleidoscopio.com.br.

Quem adquirir o livro estará ajudando instituições beneficentes que auxiliam crianças com câncer. A entidade receberá 50% do valor arrecadado com as vendas dos exemplares, que podem ser adquiridos na própria exposição ou pelo site: www.capupapelearte.com.br.

Sobre o Dia Nacional do Livro Infantil
A data instituída em 2002, através da Lei nº 10.402/02 celebra o nascimento de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira, autor de obras como o Sítio do Picapau Amarelo. O escritor também escreveu obras para adultos, no entanto, os livros e contos infantis deram-lhe projeção nacional.

 

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Com muito ❤ por go7.site