INVERNO CHEGANDO Clima seco requer mais cuidado com a saúde nessa época do ano

limão e maracujá

Os mato-grossenses têm convivido com constantes oscilações de temperatura, típicas da época, com madrugadas mais frescas, na faixa de 20°C, e dias quentes e secos, com os termômetros indicando 33°C.

Com a chegada do inverno, no dia 21 de junho, a tendência é que as madrugadas fiquem um pouco mais frias e as tardes quentes, combinação maléfica para o organismo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão é de que além das baixas temperaturas, a umidade relativa do ar também diminua.

Mas o que fazer para o corpo não se prejudicar tanto com essas mudanças abruptas no clima?

A nutricionista do Fort Atacadista, em Cuiabá e Várzea Grande, Rafaela Curcino Moreira, orienta que a principal recomendação nesta época é ingerir bastante água.

“A água é essencial para o equilíbrio do corpo e manter a hidratação constante evita a desidratação e intoxicação. A quantidade de litros a serem ingeridos depende de cada pessoa, mas o ideal é, no mínimo, dois litros de água por dia”, reforça. Ela recomenda a carregar uma garrafinha de água para motivar a ingestão.

Para quem tem dificuldade em ingerir a quantidade diária de água, uma maneira diferente e saborosa de se hidratar, completa Rafaela, é aromatizar a água, utilizando abacaxi em pedaços, hortelã, laranja, limão ou as frutas de preferência.

Outra dica é manter uma alimentação saudável, com a ingestão de frutas, verduras e legumes. “A rotina diária de muitas pessoas contribui para uma alimentação desregrada, por isso é importante preparar em casa e levar em bolsas térmicas, por exemplo, frutas, iogurte, castanhas ou até mesmo refeições para o almoço”, observa a nutricionista.

Os cuidados vão além da alimentação. O sistema imunológico é responsável por manter o aparelho digestivo, cardiovascular e neurológico trabalhando de forma sincronizada. Para tanto, Rafaela lembra que dormir bem, fazer atividades físicas, controlar o stress com momentos de lazer, meditação e até mesmo o funcionamento regular do intestino fortalecem a imunidade.
Alimentos da estação

Além do valor dos alimentos da estação ser um atrativo, eles também contribuem para a saúde. É o caso das frutas ricas em vitaminas A, C e do complexo B, fundamentais para a saúde dos olhos, ossos e da pele, auxiliam na imunidade e promovem a produção de serotonina e melatonina, além de melhorar a digestão.

Abacate, banana, caqui, coco, goiaba, maracujá, fruta do conde, tangerina, laranja, limão, melão, uva, kiwi, maçã, pera, figo e melancia, entre outras frutas, são encontradas com mais facilidade nos atacarejos durante a estação.

“As frutas são fonte de vitaminas vitais para o organismo e a recomendação é de ingestão de três a cinco porções por dia para um adulto, sem problemas de saúde. Elas também fornecem fibras, importantes para regular o intestino”, frisa Rafaela.

A nutricionista do Fort indicou algumas frutas, relacionando seus principais nutrientes e benefícios para a saúde. Confira:

Caqui: fonte de licopeno, que auxilia na prevenção do câncer de próstata, o caqui é também rico em fibras e vitaminas A, C, B1 e B2, possui cálcio, ferro e é considerado um antioxidante por combater os radicais livres, relacionados ao envelhecimento precoce.

Abacate: contém vitaminas A e E, além de ser rico em gordura boa (que aumenta o nível de colesterol bom e ajuda a combater o ruim). Por ser gorduroso, é recomendado consumir apenas uma porção diária.

Fruta do conde: é fonte de energia saudável, porque possui alta quantidade de carboidratos. A fruta (também conhecida como atemoia) possui vitaminas A e C.

Maracujá: calmante natural suave, o maracujá é fonte de vitamina C e vitaminas do complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como ferro, cálcio e fósforo. As vitaminas do complexo B têm como função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso e a vitamina C evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. A fruta também apresenta grande quantidade de fibras em sua casca, que pode ser usada como farinha nas refeições.

Limão: rico em flavonóides cítricos, como a vitamina C, o limão tem importante função antioxidante, além de ser termogênico e ajudar na quebra do acúmulo de gordura. A fruta tem alto teor de sais minerais, fortalece a imunidade, ajuda na cicatrização de feridas e fortifica as paredes dos capilares sanguíneos. Estimula o fígado e pode ser usado como desintoxicante quando ingerido com água.

Melancia: com alto teor de água, a fruta ajuda na hidratação, apresenta vitaminas do complexo B e também ferro, fósforo e cálcio. Tem propriedades diuréticas.

Onde encontrar

No Fort Atacadista, as frutas da estação e outras variedades de alimentos são encontradas com preços mais competitivos e com facilidade no pagamento. A rede cumpre em suas lojas todas as medidas de prevenção contra a Covid-19. Em Mato Grosso, as lojas estão presentes em Cuiabá, nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil e, em Várzea Grande, na avenida da FEB. A rede cumpre todas as medidas de prevenção contra o coronavírus e funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos das 7h às 20h.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br