Instituto Viver Mulher oferece amparo gratuito e especializado às vítimas de violência doméstica e familiar

PHOTO-2021-07-16-12-56-26
Acolher, amparar e orientar mulheres vítimas de violência doméstica são as ações desenvolvidas pelo Instituto Viver Mulher, em Cuiabá. O intuito é oferecer acompanhamento às mulheres vítimas de agressão física, psicológica, moral ou patrimonial.

O Instituto Viver Mulher é uma iniciativa suprapartidária e sem fins lucrativos, que reúne especialistas em violência de gênero contra a mulher, que trabalham de forma voluntária, atuando em prol do combate e erradicação da violência contra a mulher. As vítimas recebem orientação nas áreas jurídica, psicológica e assistencial.

A psicoterapeuta e presidente do Instituto, Mariana Vidotto, explica que a intenção é que a mulher, ao procurar a delegacia, já tenha conhecimentos específicos e esteja devidamente orientada para começar o processo de enfrentamento à violência doméstica.

“Atuamos com dois principais focos: relocar essa mulher do papel de vítima que é um estado de estagnação, para o de enfrentamento, que acontece a partir do momento da denúncia. Mas que durante esse processo que é longo, ela esteja amparada com as devidas e necessárias orientações para que seja revitimizada o mínimo possível, contando tanto com orientação jurídica, como com o amparo emocional e psicológico especializado para enfrentar todo esse processo”, afirmou.

Mariana ressalta que a mulher precisa entender que a porta da delegacia é apenas uma das portas que uma vítima deve adentrar, mas para o processo de cura, entendimento e relocação, de retomada de identidade e espaços, ela precisa contar com apoio especializado, que será oferecido pelo Instituto Viver Mulher.

“É de suma importância mostrar para mulheres que elas são capazes de ocupar espaços de diversas maneiras, e cada vez que ocupamos um espaço à nossa maneira, nós defendemos outras mulheres”, frisou.

As vítimas de violência podem solicitar ajuda ao Instituto Viver Mulher pelo e-mail: [email protected]. As profissionais que se identificarem com o projeto também podem se voluntariar através desse e-mail. O Instituto atua por meio de doações. Para saber todas as formas que você pode contribuir, entre em contato pelo email: [email protected].

O Instituto Viver Mulher também está nas redes sociais. Para ficar atualizado com nossos conteúdos informativos acesse: Instagram- @institutovivermulher / Facebook – https://www.facebook.com/Instituto-Viver-Mulher-101778698821981

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br