Instituto INCA apresenta live sobre a Poética dos Quintais nesta terça-feira

__CARD-LIVE-QUINTAIS-17AGO

Nesta terça-feira (17.08), o Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação traz “A Poética dos Quintais”, como tema de uma sequencia de lives que será realizada pelo projeto “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”, em que literalmente apresentará para a população todo o encanto desses lugares. A proposta é potencializar as referências histórias e produtivas desses ambientes, tirar dúvidas, e ofertar conhecimento. O evento será realizado às 19h30, a partir da página do Facebook Instituto Inca, e contará com a presença de pesquisadores e gestores culturais.

A ideia é mostrar as possibilidades de sobrevivência desses quintais a partir dos trabalhos que eles já desenvolvem, seja com o Siriri, o Cururu, a Reza Cantada, a gastronomia, as festas de santos e até mesmo pelas ações sociais, que trazem um potencial de economia criativa para subsistência e fomento turístico e cultural de um coletivo.

O projeto ofertará um debate com a participação dos gestores Cristina Zuíta, coordenadora do Grupo Flor de Atalaia, Diego Henrique, coordenador do Grupo Coração Tradição Franciscano, Helena Maria, coordenadora do Grupo Flor Serrana, e Osmar Arruda, coordenador do Grupo Voa Tuiuiú. Além das bolsistas estagiárias de pesquisa de campo do projeto, Maria Eduarda Rocha, graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Mariana Marioto, graduanda em História, também pela UFMT, e da professora pesquisadora do projeto, a antropóloga Alessandra Jorge.

O bate-papo será realizado de forma leve e descontraída, mediado pela produtora executiva do projeto, a pesquisadora e antropóloga Poliana Queiroz.

 Além disso, o público que estiver acompanhando de casa poderá enviar perguntas a serem respondidas ao vivo pelos participantes!

“Nós também pretendemos com isso, mostrar para as pessoas, por meio desses convidados, o que significa esses quintais. Porque até hoje eles mantém esses quintais? Qual é o sonho e a função de cada um nos dias de hoje? O que é que eles pensam em desenvolver nesses quintais? O Instituto INCA quer mostrar para o Governo a importância desses quintais no contexto urbano, em quanto eles podem trabalhar o empreendedorismo econômico, criativo e turístico da cidade”, destaca a presidente do Instituto INCA, Cybele Bussiki.

O PROJETO

Agora o projeto parte para a segunda etapa, com as lives públicas entre a equipe de pesquisadores, as comunidades e lideranças comunitárias, nos 17 de agosto, e 21 de setembro, sempre às 19h30, transmitida pela página do Facebook – Instituto INCA.

A ação antecipa as discussões que serão levadas ao Fórum de Políticas Públicas a ser realizado no dia 16 de outubro, com palestras sobre Patrimônio Cultural e Economia Criativa, com a finalidade de propor políticas públicas para o setor às entidades governamentais e organizações sociais.

Além do levantamento de dados, catalogação, inventário patrimonial e diagnóstico de cultura nesses lugares, por meio de questionário e registro de foto e vídeo, o projeto “Quintais da Cultura Popular Cuiabana”, visa produzir um e-book.

“Esses dados estão demonstrando a extrema vulnerabilidade que as pessoas vivem, em que os jovens se encontram, e o quanto esse espaço, que é o quintal, concentra diversas frentes de trabalho que a sociedade necessita. O quintal em si é um espaço de promoção de igualdade, de mediação de conflitos, de cuidados, de trabalho mútuo”, define a antropóloga e produtora executiva do projeto, Poliana Queiroz.

O projeto é uma realização do Instituto INCA, patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, no valor de R$ 400 mil, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e parceria do grupo Caleidoscópio da UFMT.

Mais informações pelo contato (65) 99811-2277.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br