Inconstitucionalidade da responsabilidade solidária do contador

WhatsApp Image 2021-09-28 at 08.44.57

É inconstitucional atribuir responsabilidade ao profissional da contabilidade, de forma solidária, pelo pagamento de tributos e penas pecuniárias de seus clientes.

Em 14/09/2021, por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) julgaram inconstitucionais partes da Lei nº 17.519/2011, do Estado de Goiás, que estabelece a responsabilidade solidária do profissional da contabilidade pelo pagamento de tributos e penas pecuniárias de seus clientes.
Referido julgamento teve como base a Ação Direta de Institucionalidade (ADI) nº 6284, protocolada pelo Partido Progressista (PP), em dezembro de 2019 propondo a inconstitucionalidade do inciso XII-A, parágrafo 2º, do Art. 45 da Lei nº 11.651, de 1991, do Estado de Goiás, com redação dada pela Lei nº 17.519, de 2011, que atribui ao profissional da contabilidade a responsabilidade solidária com o contribuinte ou com o substituto tributário quanto ao pagamento de impostos e de penalidades pecuniárias, no caso de ações ou omissões concorrerem para a prática de infração à legislação tributária.

Em Mato Grosso o artigo 18-C da Lei Complementar N. 7.098/98 apresenta que os profissionais da contabilidade respondem solidariamente com o sujeito passivo pelas infrações praticadas, no que pertine à prestação de informações com omissão ou falsidade.

Assim, levando-se em consideração que uma Ação Direta de Inconstitucionalidade possui efeito erga omnes, que significa dizer que pode ser oponível contra todos, e não apenas contra aqueles que fizeram parte em litígio, espera-se que o Governo do Estado de Mato Grosso revogue o referido artigo 18-C da Lei 7098/98, que atribui ao Contador responsabilidade solidária pelas infrações cometidas pelo sujeito passivo da obrigação tributária.

Essa declaração de inconstitucionalidade é um passo importante para o avanço e aperfeiçoamento da Legislação Tributária, principalmente dos Estados, bem como se constitui vitória singular para os Profissionais da Contabilidade no exercício de suas atribuições.

Professora Doutora Giseli Silvente

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br