1 de julho de 2025 5:48 pm

Homens ainda sabem pouco sobre a próstata, alerta médico

A Hiperplasia Prostática Benigna atinge mais 113 milhões de homens no mundo

Você já ouviu falar sobre a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)? Apesar de acometer mais 113 milhões de homens no mundo, principalmente depois dos 50 anos, a doença ainda é muito pouco divulgada. Com o objetivo de trazer o assunto para a pauta, o cirurgião-geral e urologista Walid Khalil tem realizado palestras para alertar sobre o aumento da glândula da próstata associado à idade.

O aumento da glândula pode causar a compressão da uretra, o canal que leva a urina da bexiga para fora do corpo, causando problemas urinários como dificuldade para urinar, frequência urinária aumentada e urgência para urinar. Apesar de ser uma preocupação recorrente, o médico lembra que esse tipo de aumento da próstata não é considerado um precursor do câncer de próstata.

Segundo o especialista, a falta de conhecimento atrapalha o diagnóstico da doença. Em uma entrevista realizada com 500 homens no Brasil, pelo Instituto Ipsos, a pedido da Sociedade Brasileira de Urologia, 26% dos entrevistados disseram nunca ter ouvido falar sobre a Hiperplasia Prostática Benigna e 60% acreditavam que poderia evoluir para um tumor. Apesar de não evoluir para um câncer, o aumento da glândula deve ser acompanhado de perto.

“Na verdade, HPB é extremamente comum com o envelhecimento, mas só às vezes causa sintomas e é nesse ponto que a pessoa precisa estar atenta. Se não acompanhado de perto, o aumento da glândula pode levar à retenção urinária aguda, infecção urinária frequente, formação de cálculos na bexiga e até danos à bexiga, comprometimento renal e impacto na qualidade de vida com a urgência para urinar, como acordar várias vezes à noite, e tudo isso afeta sono, trabalho, relações sociais e autoestima”, destaca Walid.

O autocuidado é primordial para que o homem dê o primeiro passo e busque o acompanhamento médico. O tratamento da HPB pode envolver mudanças de hábitos de vida, como evitar álcool à noite, reduzir cafeína e controlar horários de urinar, tratamentos medicamentosos e, em casos extremos, até tratamentos cirúrgicos.

Para conscientizar a população sobre a doença, e explanara sobre a saúde do homem, o médico Walid Khalil reuniu mais de 30 colaboradores da concessionária Toyota Orion, em Várzea Grande. O evento gratuito trouxe orientações valiosas sobre saúde da próstata, bem-estar e prevenção.

Para o técnico de mecânica, Samuel Bruno, a palestra chamou a atenção para o tema da HPB, assunto que ainda não conhecia e que se comprometeu a levar as informações adquiridas adiante. “Foi uma novidade para mim, mas agora eu entendi melhor e posso ajudar outras pessoas a buscar uma orientação profissional adequada. Faço minha parte fazendo meu check-up todo ano”, afirmou.

A gerente-geral da Toyota Orion, Hanna Ferrante, destacou a importância da palestra como uma oportunidade de conscientização aos colaboradores. “O doutor Khalil trouxe um tema muito rico e esclarecedor, desmistificou tabus como o preconceito em relação ao urologista e ao exame de toque. Ações como essa incentivam o autocuidado e devem continuar acontecendo para que mais homens tenham qualidade de vida”, finalizou.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários