Grupos que integram os projetos no quintal vão fazer uma demonstração neste domingo

Neste domingo, 24 de novembro, ás 18h, terá o encontro dos grupos ‘Sementinha’ com as crianças, ‘Vivências’ com os jovens e o ‘Flor da Idade’ com os idosos, além do Grupo Flor Ribeirinha. Todos farão uma demonstração no mesmo espaço, no quintal de Dona Domingas, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, onde são desenvolvidas várias atividades e projetos. O local é considerado berço das raízes e da preservação da cultura matogrossense, sede da Associação Cultural Flor Ribeirinha.
No mesmo espaço, estão presentes o artesanato em cerâmica e artes plásticas. O quintal é um ponto cultural e também classificado como um dos pontos de atração turística na capital.
Neste domingo, vão se reunir também os músicos do grupo para apresentar o seu repertório. Além do siriri, tem a dança de salão e aulas de preparação vocal.
*Os projetos que são realizados*
Sementinha – reúne mais de 70 crianças para dançar o Siriri, brincar e se divertir. O projeto oferece aulas gratuitas de Siriri para as crianças de até dez anos, moradoras da comunidade e de bairros da região. Durante os encontros, as crianças entram no universo da cultura popular e praticam os ensaios com animação e alegria.
Vivências – reúne os jovens interessados em aprender a dançar integrar o projeto, que foi idealizado com o objetivo de acolher novos dançarinos. As aulas gratuitas acontecem aos  domingos, a partir das 17h. O projeto está revelando novos talentos para a dança.
Flor da Idade – O projeto foi idealizado para dar oportunidade as pessoas de realizar os seus sonhos, em dançar e viver com mais estímulo e qualidade de vida. Os encontros são sempre felizes, cheios de alegria e de uma energia contagiante.
O diretor artístico e coreógrafo do grupo Flor Ribeirinha, Aviner Augusto, coordena a formação de dançarinos e destaca que é uma oportunidade para todos. Ele recebe com muita frequência, pessoas interessadas em dançar o siriri, o rasqueado e outros ritmos.
A Mestre em Cultura Popular, Domingas Leonor, recebe todos com muito carinho e atenção. Ela relata com orgulho a sua trajetória e luta para manter viva as tradições cuiabanas.  Nos finais de semana, o quintal é muito movimentado pelos grupos e visitantes.
Além disso, estudantes de diferentes escolas e universidades, e também instituições sociais, visitam o local interessadas em conhecer um pouco mais sobre as manifestações culturais, os  saberes e fazeres do modo de vida da comunidade de São Gonçalo Beira Rio.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br