Grupo Flor Ribeirinha fará uma turnê de dois meses pela Europa

853539

O grupo Flor Ribeirinha São Gonçalo Beira Rio, realizará uma turnê pela Europa, no período de 5 de junho a 5 de agosto, passando pelos países Bélgica, Holanda, França e Alemanha.   O grupo participará de diversos festivais de folclore, entre eles, o Festival Mondial de Folklore de la Ville de Saint Ghislain na Bélgica. O evento reúne anualmente companhias de dança de vários países. Ainda na Bélgica, o grupo estará no Festival de Izegem  e  tambem no Festival Meiboom.

Outro importante festival será na Holanda, o grupo participará do Festival OpRoakeldais, considerado o maior festival Holandês. Em seguida, o  Flor Ribeirinha se apresentará na França, em festivais de Anor, Issoire e Alençon. A última etapa da viagem será na Alemanha, onde o grupo atuará em Neustadt,  onde ocorrerá a 30ª edição do Festival Europeu de Folclore. Este festival é dos mais tradicionais, criado em 1951.

Esta será a maior turnê realizada por um grupo brasileiro nos últimos anos. A programação integra as comemorações de 20 anos de atividades da Federação Brasileira de Artes Populares/FEBRARP, entidade que promove o intercâmbio cultural dos grupos brasileiros.

Conforme, Jeferson Guimarães Rosa, diretor executivo e cantor do grupo, o Flor Ribeirinha foi selecionado para esta ocasião devido a sua qualidade artística e por representar a pluralidade da cultura brasileira, possuindo em seu repertório quadros alusivos a todas regiões Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e o Centro Oeste.

 

O diretor artístico e coreógrafo do grupo, Avinner Augusto,  ressaltou que para esta turnê, o grupo levará o espetáculo 'Mato Grosso Dançando Brasil', além de coreografias inéditas e com novos figurinos. “As apresentações trazem surpresas, com várias manifestações da cultura popular do nosso país, como o carimbó, os mascarados e danças de outras regiões do país”, assinalou o coreógrafo.

O espetáculo mostra a diversidade cultural presente nas regiões. O siriri, a dança típica mato-grossense que reflete o multiculturismo e que traz o ritmo contagiante viola de cocho, o mocho e o ganzá. A dança do boi bumbá, uma manifestação de Parintins, oriundo do Norte, a dança gaúcha com forte expressão cultural do Sul, o tradicional frevo do Nordeste e o samba, da região Sudeste, considerado uma das principais manifestações da cultura brasileira. Este é o espetáculo que conquistou o prêmio mundial no Festival Internacional de Arte e Cultura, realizado na Turquia em 2017.

 

 

A presidente do grupo, Domingas Leonor da Silva, lembra que, com 25 anos de existência o Flor Ribeirinha, que nasceu no quintal de sua casa, em São Gonçalo Beira Rio, vem despontando e levando a cultura regional para outros estados e países. “Nossa luta é pela preservação da cultura popular, notadamente o nosso siriri” argumentou a fundadora. Ela disse ainda que uma parte do grupo continuará em Cuiabá para cumprir uma agenda de apresentações no estado.

 

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br