Grupo Flor Ribeirinha conquista Prêmio nacional – Culturas Populares 2019

881721

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, conquistou mais uma premiação nacional pela sua representatividade e reconhecimento. O Prêmio Culturas Populares 2019 'edição Teixeirinha', foi anunciado, pelo Ministério da Cidadania, nesta sexta-feira. Foram premiados 150 mestres e mestras das cinco regiões brasileiras, além de 100 grupos e associações culturais. Todos foram agraciados pelas iniciativas que contribuem para fortalecer e dar visibilidade a atividades da cultura popular e tradicional de todo o País.

Conforme explica o diretor artístico e coreógrafo do Grupo Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, foram inscritas todas as iniciativas que o grupo realiza na preservação e divulgação da cultura popular mato-grossense e brasileira, todas as atividades e o trabalho sócio cultural. Ele frisou que é o reconhecimento do Flor Ribeirinha como  representante da cultura popular em nível internacional. “Para nós é motivo de muito orgulho e satisfação, ter mais este reconhecimento em nível nacional, o nosso grupo que nasceu em uma comunidade ribeirinha, sendo acompanhado por todos, ganhando cada vez mais credibilidade e, por ser um legítimo representante da cultura cuiabana ribeirinha”, disse Avinner. 

No ano passado, a fundadora e presidente  do grupo, Domingas Leonor, recebeu o prêmio nacional Culturas Populares-2018, na categoria de Mestre da Cultura. Ela destacou que, a conquista é fruto de muito trabalho e dedicação, para manter a tradição e as belezas da cultura popular e, lembrou que o grupo Flor Ribeirinha completou em julho, 26 anos de história. “Peço a Deus para nos dar força, para continuar este trabalho. Apesar das dificuldades enfrentadas nesses anos, lutamos pela preservação da nossa cultura”, disse ela emocionada.

Através de uma criteriosa seleção, o Ministério da Cidadania buscou valorizar a diversidade cultural das cinco regiões, reconhecendo a atuação de mestres e entidades culturais, como o grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio. A premiação é uma forma de valorizar e fortalecer as expressões, ao mesmo tempo reconhecer as atividades culturais realizadas em cada estado da nação.

O Prêmio Culturas Populares foi lançado em 2007. Desde o início, os organizadores já receberam mais de 12 mil inscrições, sendo de mestres, grupos e entidades. Este ano, dos 150 prêmios para iniciativas de mestres e mestras, 30 foram concedidos para cada região. Das premiações de pessoa jurídica, 16 foram para o Centro-Oeste, 25 para o Nordeste, 24 para o Sudeste e 24 para a Sul, além de 9 para a região Norte. A cada edição, o prêmio é dedicado a um ícone da cultura popular nacional. Neste ano, homenageia o cantor Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br