17 de agosto de 2025 10:17 pm

Grupo Flor de Atalaia é sucesso em turnê de 40 dias na Europa

Do coração do Brasil aos palcos do mundo, o Grupo Flor de Atalaia faz turnê internacional na Europa, percorrendo 17 cidades, a maioria da Itália, além dos países Servia, Bulgária, Macedônia do Norte e Kosovo, em diversos Festivais de Dança Folclórica. Faz um mês que o grupo está neste intercâmbio cultural de apresentações não competitivas, levando, além do Siriri e o Rasqueado Cuiabano, um pouco do Samba, Carimbó, danças amazônicas, sulistas e do Nordeste.  A turnê encerra no dia 24 de agosto levando o nome de Cuiabá, Mato Grosso e do Brasil nesses festivais.

É o Siriri atravessando fronteiras com identidade, orgulho e representatividade, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e apoio do Instituto INCA- Inclusão, Cidadania e Ação, onde a cultura popular mato-grossense está brilhando em espaços internacionais, cheio de trocas culturais e carinho do público presente, entre ruas e palcos, com convite para prolongar a turnê pela Europa.

“Chegamos a receber convite para ficar aqui na Europa por mais um período para apresentar em outros países. Mas, por conta da logística, de tudo que já foi projetado, não será possível. Um momento histórico para o grupo, pois estamos levando o nome do Brasil com muita honra aqui nesses festivais”, destaca Vitor Alessandro, de 21 anos de idade, presidente da Associação do Grupo de Flor do Atalaia.

Foram meses de preparação para os 40 dias de intensa jornada em grandiosos Festivais de Folclore, levando as tradições locais e identidade do povo cuiabano e brasileiro, uma vez que apresentam uma viagem pelo Brasil, com danças do Norte ao Sul, mostrando a energia do Siriri e Rasqueado, a exuberância do Samba, do Carimbó, e a encantadora dança do boto, inspirada nas lendas amazônicas: uma apresentação que é pura poesia dançada, encanto amazônico em forma de arte, força e sedução.

O roteiro de apresentações começou por Sérvia, onde já estiveram em outro ano, agora no Castelo de Nice, e seguiu pela primeira vez à Bulgária, em uma estreia grandiosa: um momento de afirmação da identidade cultural no coração da Europa.

Além de uma semana em Kosovo, percorreram pela deslumbrante ilha de Capri, na Itália destino famoso por suas paisagens únicas e por receber visitantes do mundo inteiro, apresentando 1h10 de espetáculo vibrante da cultura popular, em um dos cenários mais icônicos do Mediterrâneo: ao som do Siriri, do Rasqueado, do Carimbó, do Samba e de tantos outros ritmos brasileiros que ecoam a beleza da cultura brasileira.

A atual parada foi no Coliseu, um dos lugares mais marcantes da história mundial. O Grupo Flor de Atalaia teve a honra de representar o Brasil no tradicional Festival delle Torri, em Cava de’ Tirreni.

“Tem sido um desafio, desde o fuso horário que o grupo tem que se habituar com 7 horas de diferença, até a temperatura muito alta por ser verão europeu, e com alimentação também um pouco diferenciada. Mas tudo faz parte desse intercâmbio onde nós conhecemos outras culturas e onde nós podemos agregar nossa bagagem e toda essa experiência enriquecedora nessa vivência fora do país, sendo muito bem recebidos. Está sendo incrível!”, descreve o presidente do Flor de Atalaia.

Com ritmo, cor, alegria e força popular, a cultura pulsou forte e conquistou o público internacional, que vibrou com cada apresentação, de uma jornada que termina no dia 24 de agosto.

O FLOR DE ATALAIA

Com 11 anos de história, o grupo nasceu no bairro Parque Atalaia, na região do Coxipó, em Cuiabá (MT) e está levando na bagagem um pouco da representatividade de cada grupo local que propaga e preserva as tradições populares.

O convite para a turnê internacional na Europa veio do Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais (CIOFF), para levar a força da cultura popular brasileira diretamente de Cuiabá para o mundo.

Já se apresentaram nas cidades de Nis, na Sérvia; Veliko tarnovo, Dobrich, Mezdra, na Bulgária; klokoti, Ferizaj, Vitina, Gnjilane, em Kososo; e, na Itália, em Cava de Tirreni,  Taurano, Polla, Capri, Nápoles, Alatri, Petina, Macerata e Roma.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários