Galeteria cuiabana prioriza medidas sustentáveis no seu dia a dia

853769

Foi por acreditar que os recursos naturais são finitos e que o mundo precisa de ajuda no sentido sustentável, que a única galeteria de Cuiabá resolveu fazer mais pelo planeta, com medidas ecológicas simples como o uso de canudo biodegradável, reciclagem de latinhas, venda de óleo para cooperativas, utilização das cascas dos legumes em caldos, entre outras.

Segundo a empresária Lorenna Bezerra, proprietária do Galeto Cuiabano, o apoio da equipe é o que faz a diferença na separação e no reaproveitamento. “Em relação ao lixo orgânico, geramos bem pouco, porque não usamos temperos industrializados e as cascas dos legumes e o dorso do galeto viram caldo para temperos das guarnições. Na hora do almoço, como os pratos são montados individualmente, e no geral satisfazem o cliente, não há sobras”, detalha.

Outras medidas adotadas no local são a correta separação e destinação das latinhas de alumínio, bem como de seus anéis. “Temos um cliente que junta os lacres para doar ao projeto Lacre Amigo, que troca por cadeiras de rodas”, explica Lorenna. Ela ainda revela que as tampinhas de garrafas vão para outra cliente, que as transforma em artesanato e no momento está juntando para construir uma arvore de Natal.

As garrafas pet são destinadas à filha de um dos funcionários, que estuda em uma escola municipal em Várzea Grande. A secretaria de educação promove uma gincana sustentável, recolhe materiais recicláveis em uma competição escolar e incentiva a coleta desses itens com premiações para a escola vencedora.

O canudinho realmente está com os dias contados. Muitas pessoas já carregam seu próprio canudo, mas para aqueles que ainda fazem uso do descartável, o Galeto Cuiabano oferece uma versão biodegradável.

Pensar em preservar o meio ambiente e deixar um planeta capaz de atender às futuras gerações deveria ser um hábito de todos nós. “As cascas de legumes e sementes de verduras são utilizadas na preparação dos pratos. As sobras de alimentos servem de adubo para a nossa horta”, revela Lorenna.

Na horta do restaurante são plantadas alguns dos temperos usados como manjericão, hortelã, orégano, cebolinha e pimenta. “Nossos temperos são cultivados de forma artesanal, o que acaba ligando as experiências vividas em nosso restaurante àquelas emoções especiais vivenciadas num ambiente familiar”, finaliza.

O novo restaurante fica na rua João Bento, número 108, bairro Quilombo, próximo a Avenida Presidente Marques. Aberto todos os dias de segunda a domingo, das 11h às 15h, com delivery tanto para o almoço, quanto para o jantar. O cardápio completo pode ser acompanhado pelo site www.galetocuiabano.com.br. Contato (65) 2127-2117. No site e nos perfis do restaurante no Facebook e Instagram, é possível acompanhar as novidades da casa, informações e valores dos pratos.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br