Segunda-Feira, 20 de Setembro de 2021

Fisioterapeutas do programa AMOR e do EMAD avaliam estado de saúde dos idosos do Abrigo Bom Jesus

Dos 39 infectados, 10 estão hospitalizados e 29 estão em isolamento na instituição

Desde o final de agosto, quando foi detectado o primeiro caso de Covid positivo em um idoso que vive na Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde está monitorando todos os moradores e funcionários do local diariamente. Nesta sexta-feira (03), fisioterapeutas das equipes do programa AMOR e do EMAD (Melhor em Casa) estiveram na instituição para fazer a avaliação dos pacientes que estão em isolamento.

Dos 84 idosos que vivem no abrigo, 39 testaram positivo e destes, 10 estão hospitalizados. Os 29 idosos positivos que não necessitaram de internação estão isolados no abrigo e foram avaliados pelos fisioterapeutas. A profissional Jacqueline Pereira dos Santos explicou que o exame é para avaliar se existe a necessidade de encaminhamento para unidade de saúde. “Avaliamos um por um, medimos saturação, fizemos ausculta pulmonar e analisamos o padrão respiratório. De todos os examinados, vamos pedir exames de imagens de 2 idosos apenas, mais por precaução. Por enquanto todos estão com padrões normais”, revelou a fisioterapeuta.

O fisioterapeuta que trabalhou junto com Jacqueline, Fabiano José da Silva explicou que, caso detectem algum problema, eles conversam com o médico que atende o abrigo para ele decidir se é necessário encaminhar o idoso para o hospital. “Vamos continuar o acompanhamento de perto, realizando também exercícios para expansão pulmonar e higiene brônquica com os idosos”, comentou Fabiano.

José Gonçalves Duarte, presidente da Fundação Abrigo Bom Jesus de Cuiabá agradeceu muito o atendimento recebido pelos idosos na instituição. “A Secretaria Municipal de Saúde já auxilia o Abrigo há muito tempo por meio da equipe da Clínica da Família, que vem aqui todas as semanas. Neste período da pandemia, essa ajuda se intensificou, com testes contra coronavírus, atendimento médico mais intenso e com deslocamento dos idosos para as unidades de saúde quando necessário. Graças a Deus este surto no abrigo aconteceu em um momento da pandemia em que os hospitais estão mais tranquilos. Se tivesse acontecido quando os hospitais estavam lotados, poderia ter sido uma tragédia. Os idosos que foram internados já estão voltando para a instituição. Em relação à saúde, não faltou ajuda para a gente, a Prefeitura está dando todo o apoio possível”, finalizou o presidente do abrigo.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Com muito ❤ por go7.site