Exposição no Goiabeiras conta história do Carnaval cuiabano

Exposição Goiab2

Exposição no Goiabeiras conta história do Carnaval cuiabano

A folia de Carnaval foi afetada em todo o Brasil, por causa da pandemia da Covid-19, obrigando prefeituras e governos a suspenderem desfiles, blocos e festas que fazem parte da cultura e tradição brasileira.

Em Cuiabá, porém, a população pode reviver memórias dos antigos carnavais da cuiabania na exposição “Carnavais de todos os tempos”, em exibição no Goiabeiras Shopping, até o dia 10 de março. A entrada é gratuita.

O evento é uma parceria entre o shopping, a Secretaria Municipal de Cultura e o Museu da Imagem e do Som (Misc), que cuida de um acervo fotográfico com dezenas de fotografias que contam a história do Carnaval de Cuiabá.

A intenção, segundo o diretor do Misc, Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva, é manter viva a memória do Carnaval de Cuiabá, que assim como outras cidades e estados brasileiros, tem sua tradição carnavalesca.

“Mesmo em um momento de pandemia, o Carnaval sempre traz alegria, e a exposição surge da necessidade de preservação desse patrimônio imaterial que diz respeito à cultura popular de Cuiabá, que tem o Carnaval muito enraizado na sua cultura”, comentou o diretor do Museu.

Jejé de Oyá

O material reconstrói momentos marcantes dos carnavais realizados nas avenidas, ruas e clubes da Capital mato-grossense, época em que o carnavalesco Jejé de Oyá era um dos destaques.

“Antigamente, as festas tinham participações das famílias e, independente da classe social, todos tinham aquele momento de alegria. Era como dizia um enredo do Rio, o Carnaval é a maior caricatura, na folia o povo esquece a amargura, ou seja, o Carnaval é muito sentimento”, relembra Cristóvão Luiz.

A gerente de Marketing do Goiabeiras, Aline Ferraz, reitera que a exposição retrata imagens dos carnavais de Cuiabá, desde a década de 20, passando pelos corsos carnavalescos, espécie de agremiação que promovia desfiles, além dos blocos, das escolas de samba e bailes nos tradicionais salões e clubes da cidade.

“A exposição revive e preserva a memória dessas histórias fantásticas que nos emocionam e o Goiabeiras também faz parte de muitos momentos de alegria e da tradição cuiabana”, frisa.

Ela convida os foliões a apreciarem a exposição. “Dessa forma, estaremos preservando a cultura e o bem imaterial do Carnaval cuiabano”, conclui Aline.

A exposição está localizada no piso térreo do Goiabeiras Shopping, em frente à loja Pezinho. O mall vai funcionar normalmente nos dias 15, 16 e 17 (segunda, terça e quarta-feira de Cinzas), das 10h às 22h.

O Goiabeiras segue todas as recomendações de biossegurança para evitar a contaminação da Covid-19, como regras de distanciamento, higienização e uso de máscaras.

Serviço
Exposição “Carnavais de todos os tempos”
Quando: até 10 de março
Onde: piso térreo do Goiabeiras Shopping

Horário: das 10h às 22h
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br