Ex-participante do Masterchef Brasil vem a Cuiabá em Desafio 2 mil km no Cerrado

WhatsApp Image 2020-12-09 at 09.31.06

GASTRONOMIA X SUSTENTABILIDADE

A fim dar visibilidade as potencialidades gastronômicas do Cerrado, bem como chamar a atenção da necessidade de uso sustentável deste bioma, o ex-participante do Masterchef Brasil, edição de 2018, Vinícius Rossignoli, percorreu os mais de mil quilômetros entre Brasília e Cuiabá num desafio radical: todo o percurso feito de moto e a viagem registrada nas redes sociais. Em solo cuiabano, o chef Vinícius ainda participa nesta sexta-feira (11) da terceira edição do jantar especial “Elo Itália e Cerrado”, no restaurante Santa Oliva.

O masterchef chegou em Cuiabá na noite desta terça-feira (8) e destaca que o projeto “Desafio 2 Mil Km no Cerrado” tem como objetivo mostrar as riquezas desconhecidas e inexploradas de um dos ecossistemas mais ricos do mundo e que vem sendo devastado há séculos. No entanto, ainda não é considerado pela Constituição Federal um Patrimônio Nacional, a exemplo da Amazônia e Mata Atlântica.

“Temos uma das baunilhas mais saborosas do mundo. Você conhece o sabor do xixá? Já provou a pimenta de macaco e a geleia pronta, direto da natureza, como é o caso do marmelo de cachorro? Sem falar que temos um dos melhores méis de abelhas do mundo. É obrigação nossa conhecer, valorizar, incentivar e propagar os sabores da nossa terra e mostrar ao mundo que temos sabores dignos de vencer os maiores prêmios gastronômicos do mundo, além de sermos polo turístico. É possível preservarmos o Cerrado e gerar potencial competitivo”, afirma o chef Vinícius.

Neste sentido, o masterchef ressalta que a viagem também é pra chamar atenção das autoridades e população em geral para projetos de recomposição florestal, baseado em agroflorestas do Cerrado. “Isso é o que vai fazer com que os agricultores familiares e população com necessidades básicas possam ter trabalho e sustento da terra. Por exemplo, com o desenvolvimento de doces e sabores novos”, cita Rossignoli.

A programação do “Desafio 2 Mil Km no Cerrado” se encerra com o jantar “Elo Itália e Cerrado” na sexta-feira (11), a partir das 19h. Interessados podem fazer reservas pelo (65) 99660-3003. De acordo com o chef do restaurante Santa Oliva, Fábio Cruz, a parceria nesse evento é muito mais do que uma imersão gastronômica, e sim um comprometimento com o meio em que se vive, de que é possível o uso sustentável do que há no Cerrado.

“Temos muitas potencialidades na nossa terra. Quer seja turística, medicinais, gastronômicas, mas que o nosso próprio povo desconhece. A ideia do jantar é proporcionar vivência de sabores, combinando especiarias da nossa terra com pratos tradicionais”, afirma o chef Fábio.

SOBRE O CHEF – Vinícius Rossignoli é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Brasília, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo Ibmec, pesquisador na área de Neuromarketing e gastronomia brasileira, está se especializando em sabores e receitas do Cerrado e inicia seu projeto de mestrado na área. Participou da edição 2018 do programa Masterchef. Atua na defesa do Cerrado, inclusive na criação de leis sobre o tema. Atualmente é professor da UNAF – Universidade da Agricultura Familiar e Turismo, é Diretor de Food Tech da Asteps. Além disso, está no ar há mais de um ano com o programa Sabores na Rede TV para os estados do DF e GO.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br