Espetáculo gratuito revive história de Cuiabá até seus 300 anos

884206

Em homenagem aos 300 anos de Cuiabá, a capital recebe um grande espetáculo gratuito, que conta a história de uma terra de luta e vitória, fundada em 08 de abril de 1719, pelo bandeirante paulista Pascoal Moreira Cabral. As apresentações acontecem de 29 de novembro a 01 de dezembro, às 20h, no Ginásio de Esportes Verdinho, bairro CPA I. No domingo, a partir das 18h, haverá apresentações especiais com a Orquestra Sinfônica da UFMT e grupo Flor Ribeirinha.

A peça é resultado de uma pesquisa realizada pelo historiador João Carlos Ferreira e engloba um contexto histórico e social muito importante para entendermos a Cuiabá atual. Ela percorre os diversos períodos da história do pequeno vilarejo, pertencente à Capitania de São Paulo e que, após a visita do capitão-general governador da Capitania, Rodrigo César de Menezes (que chegou à região como representante do Reino de Portugal), foi elevada à categoria de Vila Real e depois à cidade de Cuiabá.

Segundo o historiador, a peça Cuiabá 300 é o resultado de 30 anos de trabalho dedicados ao conhecimento sobre a história de Mato Grosso e especialmente de sua capital. “Ao longo dos tempos, fui acumulando informações e dirimindo dúvidas sobre fatos e feitos históricos de homens e mulheres que 'fizeram' esse Estado. As histórias individuais e coletivas, sintetizadas, resultaram nesse trabalho que é encenado, de forma espetacular, pelo grupo Cena Onze”, discorre.

Ele se diz grato por participar da homenagem e acredita que a história de Cuiabá, na sua essência, é pouco conhecida pela sociedade, o que torna o espetáculo ainda mais importante, para acrescentar conhecimento e estimular as pessoas a conhecerem melhor essa bela e impressionante história e suas mudanças sociais e culturais sofridas a partir das décadas de 1960/80.

“É preciso lembrar que esse projeto não é apenas de entretenimento, mas também de cunho social, já que temos a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza”, explicou o diretor-geral do espetáculo, Flávio Ferreira.

Cuiabá 300 anos é realizado com patrocínio da Energisa, viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.  O espetáculo integra a programação do Festival Viva 300 anos, que já trouxe o grupo mineiro de dança “Corpo” gratuitamente em junho deste ano e é realizado pela empresa em comemoração ao terceiro centenário da Capital de Mato Grosso.

Entre o público vulnerável selecionado para participar do evento estão inseridos recuperandos do sistema prisional, indígenas da etnia Xavante, adolescentes do sistema socioeducativo (Pomeri), pessoas que estão em Casas Lares e trabalhadores do aterro sanitário.

O espetáculo tem duração média de 1h05min e a participação de 135 atores divididos em 11 cenas, entre elas a histórica fundação de Cuiabá, a conhecida Rusga, o triste episódio em que a varíola arrasa Cuiabá, os famosos personagens: Jejé, Antonieta e a 1ª TV da capital, até a comemoração dos 300 anos de Cuiabá.

Serviço:

O que: Espetáculo Cuiabá 300

Onde: Ginásio de Esportes Verdinho – Bairro CPA I.

Quando: de 29 de novembro a 01 de dezembro, às 20h

Valor: Gratuito

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br