Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrando com ação de mobilização popular em Cuiabá

a2d3c6aa71e8225db94072c00bb39bc3

A 1ª Semana da Pessoa com Transtorno de Espectro Autismo (TEA) teve início nesta semana, na Câmara Municipal de Cuiabá. A atividade é realizada em parceria pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria-Adjunta da Pessoa com Deficiência, e a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA). O evento integra o debate em alusão ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” celebrado na data de hoje, 2 de abril. Para lembrar a data, haverá uma aula inclusiva no Parque das Águas, a partir das 17 horas.

Além desse evento de mobilização popular, também serão realizadas palestras sobre os direitos das pessoas com autismo e sobre os caminhos para inclusão desse público no mercado de trabalho.

“Estar à frente dessa gestão pautada na humanização do atendimento é motivo de orgulho e satisfação pois, temos total respaldo da gestão para apoiar eventos que visam a garantia dos direitos das pessoas com algum tipo de deficiência. A Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) promove ações que fazem a diferença, por isso que nós enquanto executivo municipal estamos sempre juntos pelas causas sociais das crianças autistas e seus familiares”, disse o secretário-adjunto da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

A servidora pública, Ozenira Félix fala da importância das ações dessa natureza pois, conhece de perto as dificuldades das famílias que possuem filhos autistas. Ozenira tem um filho com o Transtorno de Espectro Autismo (TEA) de 21 anos.

“As discussões são oportunas, possibilitam que as pessoas comecem a entender o que é a síndrome do autismo. Que compreendam que uma criança com autismo, em lugares públicos apresente comportamento que não se trata de ‘birra’ e nem muito menos se trate apenas de um mau comportamento”, declarou Ozenira.

A presidente da AMA, Kelly Viegas, explicou que o evento foi planejado em razão do número de demandas apresentadas pelos pais e familiares de autistas sobre os direitos, redes de atendimento, convênios, dentre outras demandas.

“Estamos há 21 anos em Mato Grosso prontos para atender as pessoas que necessitem desse tipo de atendimento especializado. Em qualquer situação, onde exista o indício de algum tipo de diferença entre outras crianças, que as famílias nos procurem. Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais exitoso será o resultado do tratamento”, destacou a presidente da AMA.

“Essa é a casa do povo cuiabano, a Câmara de Cuiabá. Fico feliz pela Casa de Leis subsidiar um debate tão necessário. Reitero que estamos de portas abertas para eventos como esse. A Semana de Conscientização do Autismo é importante para mostrar à sociedade que esse público pode sim ter o seu espaço, nas escolas, no trabalho e nos grupos de convívio social”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Juca do Guaraná.

O acolhimento da AMA também é garantido aos familiares da pessoa autista. “Um dos principais problemas enfrentados pelos pais de autistas é a inserção deles no convívio da sociedade. Ainda existe um longo caminho para que possamos, realmente, proporcionar o acolhimento correto à pessoa autista”, concluiu a presidente.

AMA – A Associação de Pais e Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA) é uma instituição sem fins lucrativos que atende centenas de crianças, adolescentes e adultos diagnosticados com autismo. A entidade estima que existam cerca de 10 mil pessoas diagnosticadas com autismo em Mato Grosso, sendo que aproximadamente duas mil delas vivem em Cuiabá.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br