Dante de Oliveira: um símbolo democrata que inspira gerações

f96af981f447f5a507642330d6c7ca15

Se fosse possível descrever Dante Martins de Oliveira em uma palavra, eu diria hoje: inspirador! Definido pelo dicionário como a capacidade de motivar, estimular e entusiasmar, o adjetivo é uma das principais características de um líder, como foi Dante, que completaria 70 anos, neste domingo (06). Esse atributo é tão notável na trajetória do estadista que, mesmo após 15 anos de sua morte, sua influência continua enraizada na política nacional.

Sua marca está, eternamente, presente na democracia brasileira, que o tem como um dos grandes combatentes da ditadura militar e na luta pela devolução do legítimo poder da livre manifestação e escolha para o povo. Poucas figuras políticas simbolizam tanto a democracia e a liberdade como ele. E isso é inspirador! Inspirador para quem caminhou ao seu lado, para quem o acompanhou de longe, e para quem o conhece pelos registros históricos.

A propósito, privilegiados são todos aqueles que carregam em seus ideais a influência de Dante. E digo isso com o coração cheio de orgulho, pois ele foi homem de uma vocação extraordinária para o que fazia e que deixou para Mato Grosso a reestruturação do estado como o maior símbolo de uma gestão responsável. Não era um carreirista, mas sim um idealista com alma popular e uma visão futurista.

Como grande líder, soube dar alguns passos para trás para que pudesse, posteriormente, avançar, preparando nosso estado para ser a potência que é atualmente. Mesmo contrariando suas ideologias políticas a época, mas sem abrir mão de seus princípios democráticos, entendeu a impotência de se redefinir como gestor e liderança política para tomar decisões fundamentais para o futuro das gerações, especialmente quando governou Mato Grosso.

Em Cuiabá, exerceu ainda jovem o espírito visionário, realizando obras estruturantes que mudaram a história da Capital. Um exemplo disso é a construção da Avenida Migue Sutil. Na época, contou com o apoio do então governador Carlos Bezerra e hoje é impossível imaginar Cuiabá sem a popular Perimetral. Dante viu Cuiabá na frente, enxergou uma cidade futurística, e defendeu “com unhas e dentes” esse sonho.

Essa é uma das inspirações da nossa gestão à frente da Prefeitura de Cuiabá. Assim como fez Dante de Oliveira, procuramos pensar em uma Cuiabá do futuro e tirar do papel obras que atendem a necessidade imediata da população e, ao mesmo tempo, transportam nossa cidade para o horizonte. Contorno Leste, viadutos, novo hospital municipal, estão entre as estruturas que construímos hoje pensando no amanhã.

A influência de Dante de Oliveira também está presenta na nossa atuação política. Dante era um estadista, defensor da democracia, da liberdade de opinião e do constante diálogo com os que ajudam a constituir uma sociedade. Era diferente, pois entendia como poucos a essência da politica, que é trabalhar em sintonia com o povo e pelo povo. Dante, sem dúvidas, é um inspirador e esse é um de seus legados que permanecem para sempre.

Emanuel Pinheiro

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br