UNIVAG

Cuiabá tem ônibus grátis para população durante sexta santa e aniversário da cidade

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública informa que o transporte coletivo vai operar gratuitamente em Cuiabá em 7 dias neste início do mês de abril. Conforme o Decreto nº 11.897, assinado pelo prefeito Abilio Brunini e publicado no dia 2, a população será beneficiada na sexta-feira (3) e nos dias 6, 7, 8, 9 e 10, durante toda a semana da programação de aniversário dos 307 anos da cidade. Além disso, a gratuidade no dia (5) também está validada desde o mês de maio do ano passado, quando o prefeito instituiu a gratuidade aos domingos. A gratuidade não se aplica ao transporte intermunicipal.

O objetivo é facilitar o deslocamento da população, especialmente para atividades de lazer, visitas familiares e participação em eventos diversos. Dias de pontos facultativos e feriados são oportunidades de buscar alternativas para fugir da rotina do dia a dia, portanto tendem a aumentar a circulação de pessoas.

A iniciativa também é um meio de incentivar o uso do transporte público, contribuindo para a redução do fluxo de veículos particulares em circulação.

Para garantir o pleno funcionamento com a oferta regular de ônibus, as empresas que prestam o serviço de transporte público foram notificadas. Isso porque, em dias de feriado, a frota não opera em sua totalidade, sendo semelhante aos domingos, aproximadamente 60% dos veículos.

Importante esclarecer que, para usufruir da gratuidade, é necessário ter o cartão Transporte para passar pela catraca do ônibus, onde é registrada a passagem gratuita.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública fiscalizará o cumprimento do decreto.

Programação de aniversário 

Cuiabá celebra seus 307 anos com quatro dias de programação festiva no Parque das Águas, entre 7 e 10 de abril. O evento reúne atrações nacionais e regionais, com uma agenda diversa que valoriza a cultura local e mistura ritmos como sertanejo, samba, pagode, gospel, rasqueado e lambadão, além de manifestações tradicionais como o siriri e o cururu.

No dia 7, a abertura conta com artistas regionais em uma grande “Violada dos Amigos” e roda de samba, além dos shows nacionais de Dilsinho e da dupla César Menotti & Fabiano. No dia 8, feriado, a programação destaca apresentações culturais de siriri e cururu, atrações gospel e o show nacional da Banda Morada.

Já no dia 9, o foco é o rasqueado cuiabano, com diversas apresentações regionais e participação da atração nacional Boca Nervosa. Encerrando a festa, no dia 10, o público acompanha uma noite dedicada ao lambadão, com vários grupos e bandas locais.

Durante todos os dias, o evento também conta com a Feira Cultural Herança Cuiabana e o Festival do Baguncinha, reforçando a valorização da cultura, da gastronomia e dos talentos regionais.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Foto de Roseli

Roseli

Comentários