Cuiabá não terá Jogos Estudantis em 2021; “Saúde das nossas crianças e adolescentes em primeiro lugar”

jecs 2019 - foto de Luiz Alvez

Em 2020 os jogos também não foram realizados. Sua última edição aconteceu em 2019, com equiparidade entre os times masculinos e femininos, 71 escolas participaram, totalizando 1.780 alunos

Como política de redução de danos, o prefeito Emanuel Pinheiro decidiu por não autorizar a realização dos Jogos Estudantis Cuiabanos neste ano de 2021.  O posicionamento leva em consideração a dificuldade em controlar o cumprimento das medidas de biossegurança durante a competição e o fato das crianças e adolescentes serem público não elegível para vacinar, devido à falta de dados de segurança e eficácia da imunização do público menor de idade contra a COVID-19.

“Com o coração partido eu digo que não vamos ter os Jogos Estudantis Cuiabanos este ano. Digo isso porque sei que os estudantes estavam aguardando por esse momento, mas por segurança e pensando na saúde de todos eles é que tomo essa decisão. Precisamos avançar com a imunização da população elegível antes de voltar as aulas, antes de iniciar eventos que envolvam a participação das crianças e adolescentes. Cientificamente eles ainda não podem se vacinar e por isso é nossa responsabilidade, mais do que tudo, zelar pela saúde deles. Não podemos comprometer todo o avanço em de controle da transmissão do vírus agora”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

Os Jogos Estudantis Cuiabanos (Jec’s) é uma das competições estudantis mais tradicionais de Cuiabá e Mato Grosso. Por meio dela, os estudantes competem para representar a cidade no estadual e depois no torneio nacional.

“O Jec’s é uma competição tradicional que os estudantes passam o ano todo aguardando para participarem. Mas precisamos colocar a saúde em primeiro lugar. Esporte é saúde, é responsabilidade, é companheiros, é ter espírito de coletividade e é pensando no coletivo que o prefeito Emanuel Pinheiro toma a decisão com o apoio total da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Somos pela vida e vamos continuar trabalhando para que no próximo ano consigamos realizar a competição. Estudantes de Cuiabá, continuem se cuidando, continuem treinando e não desistam”, disse a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob.

Em 2020 os jogos também não foram realizados. Sua última edição aconteceu em 2019, com equiparidade entre os times masculinos e femininos, 71 escolas participaram, totalizando 1.780 alunos, competindo em 14 modalidades, entre coletivas e individuais.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br