Crianças em fase de alfabetização se mobilizam pelo Pantanal no Colégio Salesiano Santo Antônio

WhatsApp Image 2020-10-02 at 09.25.59

Há 20 anos o Colégio Salesiano Santo Antônio (CSSA) pratica na Educação Infantil a alfabetização dos alunos através do Projeto Pantanal, que desperta a curiosidade, o interesse, a sensibilidade de conservação do meio ambiente e o respeito aos animais.

A visita ao Pantanal é o fechamento de um ano do projeto pedagógico aplicado através do livro Conhecendo a Fauna do Pantanal de A a Z, de autoria das professoras Iraci Conceição Romagnolli Dias e Teresinha Helena da Silva Ferreira, que enriquece o ensino-aprendizagem.

Sensibilizados pelas recentes queimadas que atingem a região, o Colégio Salesiano Santo Antônio criou o “Projeto Salve o Pantanal”, com o propósito de conscientizar todos os alunos e a comunidade escolar sobre a importância da sobrevivência e preservação dos animais silvestres para o meio ambiente, assim como o Homem Pantaneiro, que possui seu papel importante na conservação desse bioma.

Idealizado pelas professoras Anny Cristian Ribeiro e Camila Barbosa de Figueiredo, o Projeto Salve o Pantanal visa despertar a necessidade de uma mobilização imediata na arrecadação de alimentos, água e mantimentos necessários para sobrevivência dos animais e da comunidade pantaneira.

“O intuito desse projeto é mobilizar, além da comunidade escolar, toda a população de que devemos agir de forma rápida e eficiente no combate a destruição causada pelo fogo. Estivemos in loco no Pantanal e vimos de perto o sofrimento dos animais dos homens pantaneiros. Eles pedem socorro”, afirmou a professora Anny.

Com a pandemia do novo coronavírus e as constantes queimadas, a visita ao Pantanal feita pelos alunos não será possível neste ano, o que levou o Colégio a se reinventar. Uma Aula de Campo on-line foi realizada com apresentações da grave realidade hoje sofrida na vegetação pantaneira em contrapartida com as imagens registradas de visitas passadas, fazendo um comparativo do antes e depois.

“Infelizmente essas queimadas foram causadas pela ação humana. Quantas espécies podem ter morrido? Não são só os humanos que sentem dor e medo, os animais estão apavorados e lutando para sobreviver. Precisamos agir rápido, eles estão tendo dificuldades em encontrar água e alimento. Qualquer doação será bem-vinda, vamos juntos abraçar esse projeto e poder ter esperança de um renascer no Pantanal ‘, disse a professora Camila.

Além de toda comunidade escolar, qualquer pessoa pode fazer as doações.  Nos dias 13, 14 e 16 de outubro, o Colégio Salesiano Santo Antônio vai estar recebendo as doações dos alimentos, remédios e água em caminhão -pipa. Os interessados em ajudar podem pegar a lista das doações necessárias no Colégio. A entrega dos arrecadados será feita no dia 17 de outubro no Pantanal.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

roseli

roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br