A partir de parcerias, a proposta do projeto socioambiental é receber os resíduos e repassar todo valor arrecadado a instituições filantrópicas e assistenciais
Com a proposta de trabalhar a conscientização da população, foi reinaugurado no Supermercado Comper do Jardim Itália, em Cuiabá, o Ecoponto Lixo Zero. O objetivo do projeto socioambiental é trabalhar principalmente a conscientização de clientes e dos moradores da região para a importância da reciclagem de resíduos.
A unidade coletora já está instalada no estacionamento da loja e ficará neste espaço até dezembro deste ano. O projeto funcionou durante 30 dias, em 2021, e teve grande adesão da população, arrecadando mais de 14 mil quilos de diversos resíduos recicláveis, o que resultou na doação de R$ 5.389,25 para ONGs e instituições locais.
Conforme a coordenadora de Eventos e Relacionamento com o Cliente, Lídia Pachori, o Supermercado Comper já possui um “olhar social” muito forte e a proposta agora é fortalecer a questão ambiental. “Queremos propagar essas informações sobre a separação dos resíduos e atuar como um apoio para os clientes que queiram fazer o descarte de seu lixo reciclável de forma correta, com a facilidade de poder levar qualquer dia da semana, inclusive nos finais de semana, das 7h às 22h”, informou.
O sucesso do projeto, para Jean Peliciari, diretor da startup Teoria Verde, é a adesão da população, que vai ter a oportunidade de participar do processo de separação, diminuindo a produção de lixo em casa. Além disso, vai contribuir com os projetos sociais que serão auxiliados pelo dinheiro das vendas. “É importante destacar ainda que é uma oportunidade para gerar mais renda aos catadores que integram o projeto”.
Para Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, o projeto – que envolve vários parceiros – visa incorporar soluções práticas para a questão socioambiental na vida da população e na rotina da própria cidade e é uma experiência piloto importante para todo Mato Grosso. “No ponto de coleta, a pessoa pode trazer plástico, papelão, metal, vidro, óleo vegetal, lixo eletrônico e a proposta é ampliar para que a gente consiga atribuir valor e renda ao que hoje entendemos como lixo”.
Larissa Crispim, funcionária de uma cooperativa de crédito e moradora do Jardim Imperial, disse que ficou muito satisfeita com o retorno do Ecoponto. Ela e os filhos Pedro, 14 anos, e João Vitor, de 10 anos, fazem juntos a separação de todos os resíduos. “As crianças estão muito animadas e já temos sacolas espalhadas pela casa para recolher todos os materiais. Achei fantástico esse trabalho”, elogiou.
Já Mona Nídia Gadelha, uma das empresárias que atua como parceira do projeto pela central de reciclagem, relatou que o filho Felipe, de 4 anos, contribuiu muito com a adesão da família à reciclagem. “Trabalho há mais de 14 anos nessa área e por incrível que pareça jogava fora os resíduos. Ser mãe acabou mudando muito a minha forma de ver o mundo e quis incorporar isso. Hoje, mesmo tão pequeno, o Felipe já sabe o que é ou não reciclável e participa ativamente”.
A coordenadora de Desenvolvimento Institucional do Hospital do Câncer, Silvia Negri, destacou que a reinauguração veio em boa hora, pois, como é um local de fácil acesso e muito conhecido em Cuiabá, vai contribuir com o aumento da arrecadação de recicláveis, ampliando assim o valor doado às instituições.
“Já temos cinco anos de parceria com a Teoria Verde, que sempre nos auxiliou com a doação dos valores da venda de resíduos eletrônicos, ação que contribuiu com a aquisição de equipamentos para centro cirúrgico e um aparelho para realizar exame de prevenção ao câncer de próstata. Nesta edição de 2022, vamos comprar camas para o hospital, ou seja, esse é um projeto em que o lixo está salvando vidas”.
A diretora da ONG Tampatinhas Cuiabá, Kelly Rondon, disse que o plástico é a moedinha que move hoje a entidade, que será pela terceira vez beneficiada com doações da Teoria Verde. Do dinheiro arrecadado com as vendas dos recicláveis, três são de causas animais. “Em cada uma das duas vezes que recebemos recursos, foi possível realizar 15 e 12 castrações de animais de rua, respectivamente, a expectativa é ampliar esse atendimento”, avaliou.
Nesta edição, o Ecoponto Lixo Zero funcionará no Comper Jardim Itália até dezembro deste ano e tem como realizadores: Teoria Verde, Instituto Lixo Zero Brasil, Tudo Se Transforma, Supermercado Comper e Lebrinha. As empresas Canaã Recicláveis, Ecodescarte, Central de Reciclagem e Biomavi Reciclagem são as responsáveis pelas coletas, reciclagem e doações, além de contar com o apoio do Sindirecicle e da Prefeitura de Cuiabá