Cooperar e a experiência de crescer junto – Por Rubens Carlos de Oliveira Júnior, presidente da Unimed Cuiabá

608908

Construir junto é um dos lemas do cooperativismo. Neste modelo de negócio, ninguém é maior que ninguém. Somos iguais e queremos crescer juntos e unidos. A união, aliás, é essencial para o desenvolvimento de cooperativas. Em sua maioria, elas surgem da necessidade em comum de determinado grupo em buscar alternativa de fundamentos para um negócio. Historicamente, as cooperativas foram criadas pela insatisfação ou desejo de ir além das limitações presentes no capitalismo.
 
Neste aspecto, o “vestir a camisa” faz todo o sentido no modelo cooperativista. Sem isso, perde-se tanto a Cooperativa quanto seus cooperados. Entre os princípios do cooperativismo, a autonomia e independência contribuem para a geração de soluções adequadas às especificidades locais. Também se refere à delimitação de responsabilidades em caso de crise. Assim, os desafios e a maneira de transpor dificuldades, são estabelecidos por cada cooperativa, obedecendo critérios próprios e que se adequem às mais diversas realidades.
 
O cooperativismo de saúde surgiu em meio a um período de descontentamento de médicos, que por terem o desejo de maior liberdade profissional e melhores condições de trabalho, deram início às suas próprias cooperativas de trabalho médico. Com o passar dos anos, elas cresceram e tornaram-se operadoras de saúde, dando sustentabilidade à saúde assistencial, responsável hoje pelo cuidado e atenção à uma importante parcela da sociedade.
 
É a vontade genuína de contribuir com o crescimento coletivo que reúne as pessoas e faz com que elas lutem por objetivos em comum, respeitando diferenças pessoais, opiniões e visões diferentes. O resultado é conquistado e celebrado por todos que tiveram a oportunidade de participar. Cooperar vale a pena. É uma experiência que nos ensina a dividir e enxergar que sozinhos fazemos menos e juntos podemos muito mais.

1º de julho – Dia Internacional do Cooperativismo

Cooperativismo é médico anatomopatologista e presidente da Unimed Cuiabá, maior Cooperativa de saúde de Mato Grosso, com mais de 215 mil clientes.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Airton Maia

Airton Maia

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br