Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021

Contos do Mato chega à sua 4ª edição em formato virtual

f1

Totalmente adaptado para o período pandemico que estamos vivendo, o Contos do Mato, chega à sua 4ª Edição utilizando 100% do ambiente virtual, para levar ao público as atrações que se iniciam no dia 20 de abril e seguem até o dia 24 de abril de 2021. O 4º Contos do Mato Web Festival, faz parte de uma série de projetos aprovados pelo Edital 05/20 Circuito de Mostras e Festivais – Lei Aldir Blanc pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

Na programação, lançamento de livros, encontro com autores, palestras, espetáculos narrativos, workshop e a tradicional maratona de histórias. Como nos anos anteriores, o evento reúne profissionais de todo o país. O lançamento de livros acontece no dia  20/Abril/2021 – Terça-feira, às 19h (Horário De Cuiabá-MT). Participam os escritores de Mato Grosso Solange de Oliveira Santos , João Luiz do Couto, Iolanda Garcia, Lucas Budoia, Neide Silva, Paty Wolff, Flávio Henrique e Maria Claro. As obras que serão lançadas poderão ser conferidas no site do evento (https://contosdomato.com.br/lancamento-de-livros/). Na sequência, às 20h, Kiusam de Oliveira – (SP), autora do livro O Mundo no Black Power de Tayó, elencado no ranking dos dez livros mais importantes do mundo em direitos humanos, pela ONU, realiza a palestra “Literatura que salva”.

Já o encontro com autores, será composto por 3 sessões com importantes nomes da nossa cultura mato-grossense. O primeiro acontece no dia 21 de abril, às 20h (horário de Cuiabá-MT) e leva o nome “A  Literatura como Espaço de Expressão da Mulher:  Suas Lutas e Conquistas” e será mediado por Caio Ribeiro, com participação de Marli Walker que é poeta, escritora e professora; Divanize Carbonieri,  doutora em Letras, poeta, escritora e professora da UFMT  e a escritora e professora de Literatura da UNEMAT, Marta Cocco. No dia 22 de abril, também às 20h, Caio Ribeiro media a mesa “Autores Multipotenciais: Como Essas Influências Interferem Na Escrita E Processo Criativo”, com a escritora Janete Manacá; a professora, atriz e escritora Juçara Naccioli e o ilustrador e professor, Marcelo Velasco. Encerrando o ciclo, no dia 23 de abril às 20h, “Literatura Indígena: Da Narrativa Oral para os Livros”, com mediação de Maria Anarrory, do escritor Luciano Ariabô Kezo, da idealizadora da Pachamama Editora Aline Pachamama e da escritora Eliane Potiguara.

Espetáculos narrativos, Maratonas de histórias, Oficinão e workshop

Para quem quer aprender ou aperfeiçoar a arte de contar histórias, o 4º Contos do Mato oferece diversas oportunidades, todas gratuitas. As atividades contam com Certificado com carga horária  6h e as  vagas são limitadas, com inscrições iniciando em 18 de abril (Dia Nacional do Livro Infantil), através de link disponibilizado no site. Todos os oficinões e o workshop ocorrerão no sábado, 24 de abril das 8h às 12h e das 18h às 20h, respectivamente. São eles: Oralidades Afro-Diaspóricas: Literatura e Construção de Identidade Cultural, ministrado por Mafuane Oliveira (SP); Ideias na Cabeça e Livros nas Mãos, facilitado por Vanessa Meriqui (SP);  Contar e Ler Histórias para Bebês e Crianças Pequenas, conduzido por Ivani Magalhães  (SP); A Performance do Contador de Histórias com Fernanda Marimon (MT) e o Workshop: como contar histórias utilizando recursos sonoros, com Alicce Oliveira.

Os espetáculos narrativos acontecem nos dias 21, 22 e 23 de abril e podem ser acessados no facebook e youtube do evento ou Link no site, já que serão apresentações online, com  tradução em libras e acesso gratuíto ao público. Após o espetáculo/oficina o grupo realizará um bate-papo ao vivo com o público conectado nas redes sociais. Estela Ceregatti E Jhon Stuart (MT) apresentam “O rouxinol do imperador” e a Micro Oficina: “A Música Como Condutora de uma História’. Aretha Sadick (SP) traz para o evento “As Grandes Mães Africanas No Brasil – Iemanjá, Oxum e Nanã” e a Micro-Oficina: “O Sabor Da Palavra”. “Encantados das águas” é o nome da apresentação que Linete Matias (AL) fará, seguida da micro-oficina Conta-te!.
A indígena do povo Puri, Aline Pachamama, traz para o Contos do Mato “Ponan – a toca da onça”, acompanhada da micro oficina Porangos, Porangas, Cabeça e Ponan.  A Cia Arte Raiz (SP) realiza a contação de história em libras de “A garota silenciosa”, junto da micro oficina: “Brincadeiras Musicais Bilíngues”. “Ninho De Mafagafos” é a apresentação realizada pela   Cia Mafagafos (SC), que será realizada junto à micro-oficina Livro à Mão. Por fim, a maratona de histórias encerra as atividades no sábado, 24 de abril a partir das 16h de Cuiabá – MT. Participam os artistas Juliana Graziela (MT), João Luiz do Couto (MT), Everton Britto (MT), Fernanda Marimon (MT), Débora Vecchi (MT) e o Teatro Fúria (MT).

Serviço:

O que: 4º Contos do Mato Web Festival,
Quando: 20 a 24 de abril de 2021
Onde: Página do facebook e canal do youtube Contos do Mato;
Programação: https://contosdomato.com.br/
Informações:
Inscrições para o Oficinão do Conto e Workshop:  No Site , dia 18 de abril (dia Nacional do Livro Infantil)

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Com muito ❤ por go7.site