Conhecer a pressão arterial é uma forma de autocuidado, alerta Unimed Cuiabá

PHOTO-2021-07-08-16-42-13

Mensalmente, por meio da Aquarela da Saúde, a Unimed Cuiabá enfatiza o cuidado e a prevenção de doenças, com ações informativas de educação em saúde._

As doenças cardiovasculares são um problema de saúde pública mundial, com aumento significativo nos últimos anos. Sendo que grande parte dessas pessoas não sabem que sofrem dessa doença crônica, mais especificamente, um em quatro homens e uma em cinco mulheres. Anualmente são mais de 18 milhões de óbitos no mundo decorrentes dessas doenças prevalentes e a pressão arterial é o principal fator de risco cardiovascular.

No Brasil, cerca de 300 mil mortes por ano ocorrem por doenças cardiovasculares. A cada dois minutos uma pessoa sofre um acidente vascular cerebral (AVC) ou um infarto agudo do miocárdio. Isso é um fato muito importante, pois em 80% dos óbitos por AVCs e em 60% dos decorrentes infartos os pacientes apresentavam hipertensão arterial, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mensalmente, por meio da Aquarela da Saúde, a Unimed Cuiabá enfatiza o cuidado e a prevenção de doenças, com ações informativas de educação em saúde. Neste mês, o enfoque é na conscientização e combate a hipertensão arterial sistêmica, com o “Julho Vermelho”, e tema “Conhecer a pressão arterial é uma forma de autocuidado”.

A pressão alta possui fatores associados como a idade avançada, excesso de peso, ingestão de sal, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, porém ela pode atingir 15% das crianças e adolescentes.

O médico cardiologista, dr. Leonidas Lara ressalta que o Brasil, segundo dados da Organização Panamericana de Saúde é a região das Américas é a mais obesa do mundo, tanto em termos de adulto, como de crianças. “Mudar a realidade só é possível com políticas públicas condizentes a realidade local e mudança comportamental da sociedade, inserção de hábitos saudáveis e atividades físicas regulares”.

A prevenção é o caminho mais indicado no combate a essa doença perigosa e silenciosa. O acompanhamento e a medição da pressão arterial (PA) devem começar cedo, assim como a prática regular de atividade física e aspectos nutricionais são fatores cruciais nas estratégias de prevenção e tratamento da hipertensão arterial. Porém, é importante falar que a hipertensão pode ser controlada.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br