Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021

Conheça os bastidores das padarias da Rede Deville

Cuiabá Pães

No próximo dia 8 de julho é o Dia do Panificador. Uma profissão antiga que começou quando se assavam os pães nas pedras e, continua evoluindo em equipamentos e novos ingredientes e receitas. Mas um detalhe da profissão ainda é o mesmo por séculos: é preciso madrugar para que os clientes possam ter um pão fresquinho pela manhã. Conheça como são os bastidores das padarias dentro dos Hotéis Deville e aprenda algumas receitas que são as preferidas dos hóspedes:

 

Hotel Deville Prime Cuiabá tem sua própria padaria, que também é confeitaria, onde são preparadas as delícias servidas aos hóspedes e clientes. “A confeitaria praticamente funciona 24 horas, pois vários itens já são deixados pré-preparados e são finalizados no dia de consumo. A produção do café da manhã começa às 23h do dia anterior e continua pela madrugada, quando a partir das 4h30 os pães são colocados para serem assados e chegam ao nosso buffet diariamente quentinhos e fresquinhos para o café da manhã que começa às 6h”, conta Joseana Mattos, nutricionista do Deville Prime Cuiabá. 

 

A produção gira em torno de 150 pães por dia considerando 100 hóspedes para o café da manhã: “Temos o queridinho que não pode faltar: a nossa bisnaguinha, além do pão caseirinho, a tradicional rabanada francesa que arranca muitos elogios e opções de pães sem açúcar, para aquelas pessoas com restrição ao consumo de sacarose, além de pães variados integrais e com alimentos que são funcionais, como linhaça, castanhas, aveia”, complementa.  

  

No Deville Prime Campo Grandeque também com padaria própria, o pão de maior saída é o mini pão francês. Alex Fiuza, chef de cozinha do hotel, conta que a produção mínima é de 1.200 pães semanais. “Atualmente estamos com 10 tipos de pães, alguns fixos, como pão francês, multi-cereais e australiano, e outros rotativos. “Para dietas e restrições alimentares trabalhamos com pão de forma integral, mini baguete, multi-cereais e também temos à disposição pão sem glúten que é único que não produzimos aqui no hotel”. 

 

O pão delícia é o queridinho no café da manhã do Deville Prime Salvador, também preparado na padaria interna que tem uma média de produção de 2.450 pães por semana, sendo 8 salgados e 15 doces. “Um deles, especial para dietas é o pão australiano feito com farinha de centeio”, afirma Clarissa Latrilha Silva, nutricionista do Deville Prime Salvador.

 

O pão de queijo e o pão francês são os mais consumidos no Deville Business Maringá. Diogo Calegari, chef de cozinha do hotel, explica algumas curiosidades da padaria: “Temos um padeiro na unidade que entra às 5h, faz a montagem do café da manhã e assa todos os pães diariamente. Já a produção é feita logo em seguida à montagem do café, para o dia seguinte, deixando resfriado e congelado. Os pães são tirados no período noturno para que ocorra a fermentação até às 5h do dia seguinte onde são assados”. 

 

No Deville Prime Porto Alegre, são em média 600 unidades de pães por dia (formato mini, como os do café da manhã). “Isso distribuído em café da manhã e couvert (cesta de pães servidos como entrada no almoço e jantar). Além de pães de hambúrguer, ciabatta e pães de forma utilizados nos lanches que estão no cardápio”, explica Janaína Souza, nutricionista do hotel. São 12 tipos de pães, sendo 10 salgados e 2 doces. “Temos geralmente duas opões de pães integrais no café da manhã e alguns sem lactose, e também quando solicitado disponibilizamos pães sem glúten, mas estes não são produzidos no hotel, pois exigem uma série de cuidados específicos na produção.

 

Confira algumas receitas de pães que são feitas na Rede de Hotéis Deville: 

 

Pão Australiano – Deville Prime Porto Alegre:

 

Ingredientes:

3 xícaras de água morna 

4 colheres de sopa de margarina ou manteiga 

½ xícara de mel 

4 xícaras de farinha de trigo branca 

2 xícaras de farinha de trigo integral 

2 xícaras de farinha de centeio 

4 colheres de sopa de chocolate em pó ou cacau em pó 

8 colheres de sopa de açúcar mascavo 

1 colher de chá de sal 

2 sachês de fermento biológico 10g cada  

Fubá fina para polvilhar  

 

Modo de preparo:  

 

Em uma superfície plana, preferencialmente de mármore ou granito, despeje as farinhas (trigo, trigo integral e centeio), o chocolate, o sal e o açúcar mascavo. Misture todos eles em um recipiente e depois despeje na bancada. 

 

Abra um buraco no meio (como se fosse um vulcão) e acrescente um pouco da água morna. Misture e vá repetindo o processo até a água acabar. Ao final, misture a margarina, o mel e o fermento. O processo gera uma massa uniforme e macia (mais para mole). Deixe descansar por uma hora em temperatura a cerca de 35°C. 

 

Para a massa não grudar na bancada e nem no rolo, é necessário polvilhar fubá sobre a bancada antes de abrir. A massa pode ser dividida em 4 partes e assadas em formas de pão ou em porções menores.  

 

Essa receita rende cerca de 15 pães de cerca de 20cmx5cm 

 

Após enrolados, coloque-os em assadeiras untadas, cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 180°C. Leve os pães para o forno e deixe assar por cerca de 35/40 minutos. Vale lembrar que a massa descansa uma hora antes de enrolar os pães e uma hora depois de modelados.  

 

Pão Brioche - Deville Prime Cuiabá

Rendimento: 20 unidades de 60 g cada 

Calorias: 1 unidade de 60 g = 197 Kcal 

  

Ingredientes: 

500 g de farinha de trigo 

100 g de manteiga 

100 g de açúcar cristal 

1 colher de chá de sal 

1 colher de chá de melhorador para pães 

06 gemas de ovos 

10 g de fermento biológico em pó 

200 ml de água 

                

Modo de Preparo: 

 

Coloque todos os ingredientes secos e misture bem de forma que fique uniforme. Em seguida coloque as gemas, a manteiga, a água aos poucos até que chegue ao ponto de uma massa macia. Sovar a massa até que chegue em ponto de véu. 

Deixe descansar por 10 minutos. Modele como quiser (formato caseiro, formato de brioche) e coloque para assar a 150º C pelo tempo entre 15 a 20 minutos. 

 

Pão de bacon com ervas - Deville Prime Campo Grande

 

Ingredientes: 

 

1 kg de farinha de trigo 

100g de açúcar 

15g de sal 

120g de manteiga 

4 gemas 

60g de fermento biológico fresco 

150ml de leite 

400ml de agua gelada 

150g de bacon picado frito 

Orégano e alecrim a gosto 

 

Modo de preparo: 

 

Dissolva o fermento com o açúcar, acrescente a manteiga, o leite, as gemas e reserve. 

Misture o sal, o açúcar e o fermento com a farinha bata na masseira, acrescente o restante dos ingredientes, bata até obter uma massa lisa. 

Deixe descansar por 20 minutos. 

Faça as bolinhas e deixe crescer novamente. 

Pincele os pães com gema. 

Asse em forma untada com óleo, forno na temperatura média (160º) pré-aquecido, até dourar aproximadamente 10 minutos.   

Rendimento 60 unidades, ou dois pães grandes. 

 

Pão Delícia – Deville Prime Salvador:

Rendimento: 40 pães/ 20g 

Ingredientes: 

 

750g de leite 

02 ovos 

100g de margarina 

120g de açúcar 

18g de sal 

40g e fermento fresco  

100ml de óleo 

1.2kg de farinha de trigo 

Modo de preparo: 

Bata no liquidificador: o açúcar, margarina, fermento, óleo, leite morno e ovos. Coloque a mistura na batedeira e acrescente a farinha por último. Modele os pães no formato de sua preferência e coloque para assar no forno, por 15 minutos a 100°C. Depois de assado, pincele manteiga sem sal e coloque lascas de queijo parmesão.

 

@hoteisdeville

  

Sobre a Rede Deville

A Rede Deville começou suas atividades com o Hotel Deville Colonial, no centro de Curitiba. Desde então, vem crescendo e se consolidando como um dos principais grupos hoteleiros do País. Atualmente, atua como operador e investidor nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, com nove hotéis, aproximadamente 1.500 acomodações. Administra o São Paulo Airport Marriott Hotel (SP), Deville Prime Campo Grande (MS), Deville Prime Cuiabá (MT), Deville Prime Porto Alegre (RS), Deville Prime Salvador (BA), Deville Curitiba Batel (PR), Deville Business Maringá (PR), Deville Express Cascavel (PR) e Deville Express Guaíra (PR).  

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Com muito ❤ por go7.site