“Cinco Tipos de Medo”, dirigido pelo cineasta cuiabano Bruno Bini, conquistou quatro Kikitos – a premiação mais prestigiada – e foi o grande vencedor da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, o mais relevante do Brasil, que chegou ao fim no sábado (23).
Esse projeto foi se desenvolvendo e tornando-se realidade gradativamente, com o auxílio de diversas pessoas e suporte de mecanismos de fomento.
Além de ser eleito o melhor filme, “Cinco Tipos de Medo” ganhou prêmios de melhor roteiro, edição e também o de ator coadjuvante, concedido ao músico Xamã.
Foi a primeira vez que uma produção do estado de Mato Grosso disputou a premiação máxima. A atriz cuiabana Bella Campos é a protagonista do longa e também a protagonista da novela Vale Tudo da Globo.
“Esse filme foi se moldando e se concretizando aos poucos, com a contribuição de muitas pessoas e o suporte de mecanismos de fomento que são essenciais e necessitam de fortalecimento contínuo no Brasil”, declarou Bini.
Xamã, o ator, dedicou o prêmio à sua mãe: “Quero dedicar esse prêmio à minha mãe, Dona Sônia Aparecida, que me criou com muito amor. Minha avó também. Sempre foi um sonho distante trabalhar no cinema. A primeira pessoa a me proporcionar essa oportunidade foi Bruno Bini [diretor do filme], com o teste que realizamos. Foi a minha primeira experiência no audiovisual […] Estou muito feliz por poder realizar meu sonho de atuar no cinema”, afirmou Xamã.
O festival atraiu um público de 40 mil pessoas, exibiu 74 filmes, entre curtas e longas-metragens, com destaque para as cinco mostras competitivas (longas-metragens brasileiros de ficção, documentários, curtas brasileiros, longas gaúchos e curtas gaúchos). No total, foram 52 prêmios divididos, sendo 40 Kikitos.