Circuito Sesc de Corridas – etapa Pantanal reúne participantes de 16 a 65 anos no Parque Sesc Baía das Pedras

Circuito Sesc de Corridas - etapa Pantanal (5)

Corrida foi realizada pela primeira vez numa área de conservação do Pantanal mato-grossense

A corrida está entre os esportes mais democráticos e acessíveis para quem quer ter uma vida mais saudável. Além de incentivar a prática, ao reunir cerca de 200 participantes entre 16 e 65 anos, o Circuito Sesc de Corridas – etapa Pantanal teve como diferenciais o estímulo a ações sustentáveis no bioma e a realização inédita numa área de conservação, o Parque Sesc Baía das Pedras, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal localizado em Poconé-MT.

Entre as ações sustentáveis desta 8ª edição, o Sesc Pantanal optou por troféus de madeira, mochilas com materiais reciclados e substituição de lonas de plástico por papel e tecido, explica a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano.

“Após um ano sem a corrida presencial, devido à pandemia, esta foi uma edição com muitas novidades. Entre elas as sacochilas, feitas de lençóis descartados do Hotel Sesc Porto Cercado, com impressão em serigrafia e os troféus de madeira, produzidos no Espaço Fábrica do Sesc Poconé. É uma alegria poder realizar um evento como esse, com grandes propósitos como o incentivo a vida mais saudável e a conexão entre pessoas e natureza”, disse.

A corrida foi desafiadora, com trechos de trilha que incluía o entorno de um lago habitado por jacarés e capivaras. Aos 60 anos, a contadora Solange Cunha, conhecida como Soma, encarou o trajeto com sorriso no rosto. Ela corre aos domingos desde 2009 e já esteve em todas as edições do Circuito. “Eu não parei nem na pandemia e já cheguei a correr 21 km. Corria sozinha mesmo e participei das corridas virtuais. Esta edição foi uma delícia, pois gosto de natureza”, ressaltou ela que ficou em 1º lugar na sua categoria, com 48 minutos de prova.

O operador de máquina José Eduardo Donda, de 61 anos, que corre e anda de bicicleta, aproveitou o percurso para contemplar a área de conservação. Ele ficou em segundo lugar na sua categoria com 36 minutos de prova. “Correr no meio da natureza, ouvindo os passarinhos, foi melhor que correr no asfalto que esquenta muito”, destacou.

Com apenas 17 minutos de prova, Mayk Honorato, 27 anos, foi o campeão geral da prova. Ele coleciona cerca de 130 medalhas e 98 troféus de provas que pratica há seis anos. A corrida entrou na vida dele após uma lesão e hoje é um estilo de vida. “A corrida é um lazer para mim, mas faço com disciplina e tenho evoluído ano a ano. Corro de 5 a 21 km e estar no Parque Sesc Baía das Pedras foi diferenciado, pela arborização. Gosto de correr em trilha, estradão e desse contato com a natureza”, conta ele que e foi um dos primeiros a fazer a inscrição treinou para ocupar o primeiro lugar.

Circuito nacional

Realizado em todas as regiões do país, o Circuito Sesc de Corridas tem como objetivo democratizar o acesso às provas de rua e chamar atenção para a importância da prática esportiva. Além da possibilidade de uma vida mais saudável, a atividade ainda proporciona a convivência e troca de experiências com outros corredores.

Parque Sesc Baía das Pedras

Com 4.200 hectares, o Parque Sesc Baía das Pedras, promove o turismo responsável, a educação ambiental, a conservação da natureza e a pesquisa científica. A área possui lagos, quiosques para eventos ao ar livre, trilhas, área de soltura de animais silvestres, baias e diversos animais. É também onde está instalado o Aeródromo do Sesc Pantanal e a Base de Estudos Avançados da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Na área, já foram encontrados nove animais em extinção e, desde 2020, a unidade passou a ser abrigo de animais resgatados dos incêndios e tratados pela Ampara Silvestre.

Na área natural também acontece o Música no Parque, evento com entrada e programação gratuitas, sempre no último domingo do mês, das 9h às 16h (é permitido levar almoço para fazer piquenique com a família e amigos). Música ao vivo, passeio a cavalo, estação de relaxamento, trilhas, recreação para as crianças e passeio de bicicleta são algumas das atividades oferecidas durante o evento.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br