Chás: saborosos e aliados da saúde, principalmente em dias frios

Nutricionista aponta os benefícios da camomila, do hortelã, da laranja, da cidreira e do boldo

Os chás são excelentes aliados para a saúde e também são protagonistas de diversos rituais. A misticidade das ervas envolve, principalmente, mulheres – que as utilizam para curar dores e equilibrar seu campo energético. A bebida pode ser preparada de diferentes maneiras com uma variedade de plantas e frutas.

A nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, recomenda cinco alternativas saborosas e esclarece sobre os benefícios. Confira as propriedades da camomila e das folhas de hortelã, laranja, cidreira e boldo.

A camomila é rica em flavonóides, taninos, vitamina C, e ácidos graxos. A planta possui propriedades que auxiliam no tratamento de resfriados, sinusite, inflamações nasais e irritações na pele. Também tem funções calmantes, que ajudam a combater a ansiedade, o nervosismo e a insônia.

“O chá é fácil de preparar. Basta adicionar de duas a três colheres das flores secas de camomila em uma xícara de água fervente. Em seguida, deixe em repouso de cinco a sete minutos. Depois coe e sirva! Essa bebida é contraindicada para gestantes”, destaca a nutricionista.

Já a hortelã possui vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. O chá combate dor de cabeça, dores abdominais, febre, cólicas menstruais, diarreia e náuseas. Também é indicado para o tratamento de gripes e resfriados, além de diminuir o inchaço e relaxar os músculos.

“O consumo das folhas cruas também melhora a saúde bucal. A planta ainda pode ser utilizada como temperos e óleos”, ressalta Letícia.

Se optar pelos chás de frutas, a laranja é uma boa alternativa. Rica em vitamina C, antioxidantes, flavonoides, betacaroteno e fibras, a fruta previne o desenvolvimento do câncer e da Alzheimer, diminui o colesterol e acelera o metabolismo, contribuindo para a perda de peso. Já o chá da casca possui vitaminas A e B6 e cálcio, que ajuda no controle da diabetes.

“Para fazer o chá de laranja são necessários meia xícara de suco, gengibre, cravo e canela. Já para fazer a bebida com a casca basta acrescentar limão”, orienta a nutricionista.

O chá de cidreira é um entre os queridinhos dos brasileiros. Possui nutrientes que reduzem a ansiedade, melhoram a função cognitiva, aliviam a insônia e a dor de cabeça, amenizam as cólicas menstruais e os sintomas de tensão pré-mesntrual (TPM) e diminuem as sensações de náuseas.

“A erva é rica em ferro, cálcio, potássio, manganês, magnésio, fósforo, cobre, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e  C. Esse é um chá prático, basta deixá-lo em infusão e está pronto”, afirma Letícia.

A última dica é o chá de boldo, essencial para a saúde e para melhor qualidade de vida. Para prepará-lo, prefira folhas secas. Assim você aproveitará todos os benefícios da planta. Ela estimula o funcionamento do fígado e do intestino, melhora a digestão, auxilia no tratamento da gastrite e da vesícula, ameniza os sintomas de resseca e cólicas intestinais, elimina fungos e bactérias, tem efeito calmante e ação antioxidante.

“Muitas pessoas associam os chás a uma bebida de inverno. Mas, ele pode ser consumido em qualquer estação do ano. Em dias mais quentes, se preferir, você pode apostar nos chás gelados! Também são extremamente saborosos e benéficos para a saúde. Os tradicionais são de limão e pêssego. Porém, é possível ampliar o cardápio com opções como gengibre, hibisco e hortelã. Use a criatividade e explore as propriedades de ervas e frutas. Tome cuidado com o excesso!”, conclui Letícia.

Em Mato Grosso, as lojas do Fort Atacadista estão presentes nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e na Avenida da FEB, em Várzea Grande. As lojas cumprem todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 e funcionam de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos das 7h às 20h.
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Veja também

Roseli

Roseli

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br